Cidades

Prefeitura usará tecnologia LED na iluminação pública em Goiânia

Publicado

em


Os secretários de Administração, Fabiano Bissotto, e de Relações Institucionais, Valéria Pettersen, além da presidente do Conselho Gestor de Iluminação Pública (COSIP), Débora Cardoso, viajaram até Salvador, na Bahia, para conhecer a experiência da cidade com a utilização da tecnologia LED na iluminação pública.

Durante a estada em Salvador, eles foram recebidos pelo prefeito Bruno Reis, secretário de Administração, Thiago Dantas, de Obras Públicas, Thiago Martins, e também pelo diretor de iluminação pública, Junior Magalhães. Visitaram a sede da Prefeitura e as áreas operacionais responsáveis pela manutenção das luminárias na cidade.

A Prefeitura da capital bahiana vem trocando gradativamente as lâmpadas de sódio por LED desde 2019 e alcançando ótimos resultados e satisfação da população. A economia para os cofres públicos com a modernização das luminárias chega a quase 50% na utilização da energia elétrica, com baixos custos de manutenção, além da melhora nas condições de segurança das pessoas e na visibilidade noturna.

O secretário Fabiano Bissotto destaca que a viagem foi bastante proveitosa no sentido de buscar apoio tecnológico para a implantação do modelo em Goiânia. “Pelo que vimos, a mudança trará muitos benefícios à nossa população em diversos aspectos. As lâmpadas são menos poluentes, a luminosidade é de grande alcance e nitidez, a durabilidade é em média de 5 anos e o consumo baixo de energia. Então acreditamos numa cidade mais iluminada, bonita, com maior sensação de segurança, trazendo ainda economia aos cofres públicos”, ressalta.

READ  Procon orienta sobre ligações de cobrança e telemarketing

Já a secretária de Relações Institucionais comenta que a troca de experiências é inspirada no “case” de sucesso de Salvador. “É bom termos um parâmetro de uma das maiores cidades do país e que já substituiu 70% da iluminação pública. Dá pra avaliar e fazer o planejamento com bastante ganhos para Goiânia”

A Prefeitura de Goiânia já trabalha para viabilizar o projeto e irá modernizar todos os mais de 168 mil pontos de iluminação com a substituição das lâmpadas comuns, de vapor de sódio, por LED. A Expectativa é de que até o final do ano os processos de licitação sejam concluídos para início dos trabalhos na cidade, o que conta com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, além do apoio da Câmara Municipal de Goiânia e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Luciano Joka, da editoria de Administração

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA