Social

Prefeitura de Goiânia promove oficinas de trabalho nos Cras para inclusão social

Publicado

em

A orientação faz parte do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho)

 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), realiza oficinas voltadas para a identificação e sensibilização, acesso a oportunidades, desenvolvimento de habilidades e monitoramento do percurso individual, relacionadas à inserção ao mundo do trabalho. A orientação faz parte do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), coordenado pela psicóloga Natália Almeida.

Nesta semana, a oficina é realizada na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Setor Recanto das Minas Gerais, na Rua SR-01, Chácara 07, sob coordenação do gestor Wellington Herberling. Nesta etapa, são ofertadas 50 vagas voltadas à inserção ao mercado de trabalho, compreendendo a faixa etária de 14 a 59 anos. A previsão é que todas as unidades de Cras promovam o programa Acessuas.

São realizados quatro encontros, com duas turmas de 25 pessoas, em que os inscritos podem conhecer melhor o programa, mapear oportunidades, desenvolver habilidades e trocar experiências, bem como receber acompanhamento individual no caso de dificuldades e inseguranças vindouras. Vale ressaltar que já foram beneficiadas mais de 500 pessoas com o ciclo de oficinas e orientações ministradas.

O Acessuas Trabalho objetiva conectar as pessoas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) ao mundo do trabalho, por meio de informações e orientações sobre direitos e oportunidades, de ações que estimulem o reconhecimento de potencialidades e o desenvolvimento de habilidades, bem como da articulação com políticas setoriais.

Público do Programa Acessuas


Segundo a resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS/MC Nº 49, de 23 de novembro de 2021) são beneficiários do programa – pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, atendidas em programas de transferência de renda, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, com prioridade para:

I – pessoas com deficiência, em especial beneficiárias do BPC;
II – migrantes e refugiados, em especial os que se encontram em serviço de acolhimento;
III – adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos;
IV – adolescentes e jovens no serviço de acolhimento e egressos;
V – adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias;
VI – famílias com pessoas em situação de privação de liberdade e indivíduos egressos do sistema penal;
VII – pessoas retiradas do trabalho escravo e do tráfico de pessoas;
VIII – mulheres em situação de violência;
IX – população em situação de rua; e
X – população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexo e assexuais – LGBTQIA+.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA