Cidades

Prefeitura de Goiânia apresenta concerto “O Anhanguera”, em comemoração aos 300 anos do Estado de Goiás, nesta quarta-feira (29/06)

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza, nesta quarta-feira (29/06), às 20h, o concerto inédito “O Anhanguera”, em comemoração aos 300 anos do Estado de Goiás. Serão 200 músicos, dentre cantores e instrumentistas, no palco do Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A entrada é gratuita.

O concerto é realizado em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA), Instituto Gustav Ritter e Centro Cultural Oscar Niemeyer. A regência é do maestro Eliseu Ferreira, com participação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Coro Juvenil, Coro Sinfônico de Goiânia e Coro Infantil Gustav Ritter, com a solista mirim Bianca Lima.

“O Anhanguera” é escrito pelo compositor alagoano Hekel Tavares. É uma obra que, apesar de ter sido gravada em estúdio pelo próprio compositor, nunca foi executada em público. Narra musicalmente a viagem empreendida pelo bandeirante e explorador Bartolomeu Bueno da Silva, que desbravou as terras de Goiás à procura de ouro, encontrando-o no Rio Vermelho três anos depois. Foi apelidado de Anhanguera (Diabo Velho) pelos nativos da época.

READ  Projeto de lei amplia parcelamento do IPVA

No programa do concerto, ainda dentro dessa perspectiva histórica, a Orquestra executará três movimentos da Suíte Brasília, escrita pelo compositor por ocasião da inauguração de Brasília. Também compõe o concerto o Capricho Brasiliense, uma homenagem do compositor à inauguração de Brasília, que foi executada à época pela Orquestra de Denver, dos Estados Unidos.

A Orquestra Sinfônica de Goiânia
Foi criada em 1993, pelo Maestro Joaquim Jayme. Atualmente a instituição, uma das unidades da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Goiânia, é composta por 75 músicos e um coro de 48 vozes. Funcionou como Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia, entre 1995 e 2008.

Tem como objetivos a promoção, divulgação e coordenação das atividades de música sinfônica, além do apoio à música de câmara e lírica a serviço do desenvolvimento cultural de Goiânia. Participa ativamente da vida cultural da cidade, com temporadas regulares de concertos nos principais teatros da capital, além de uma atuação marcante na periferia e na Região Metropolitana, com apresentações em praças, parques e igrejas.

READ  CINE Juventude é realizado nos Bairros de Goiânia

Serviço
Assunto: Concerto “O Anhanguera”, em comemoração aos 300 anos do Estado de Goiás
Data: 29 de junho (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA