Cidades

Prefeitura de Goiânia apoia evento alusivo ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, e destaca avanços no atendimento a pacientes, neste domingo (12/06)

Publicado

em

O Parque Vaca Brava recebe, neste domingo (12/06), evento alusivo ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, das 09h às 12h. Ação é promovida pela Associação Amigos do Coração de Goiás (AACG), com apoio da Prefeitura de Goiânia, e inclui palestra sobre longevidade e qualidade de vida da criança com cardiopatia, tendas com equipamentos de ginástica que auxiliam pacientes, e oportunidade de troca de experiência entre familiares.

“Será um momento de troca de experiência entre os familiares das crianças e adolescentes que têm cardiopatia. Queremos mostrar que há vida além da cardiopatia congênita, e vida com qualidade e bem-estar”, afirma a coordenadora da AACG, Martha Camargo.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, destaca avanços no atendimento às crianças e adolescentes que possuem algum tipo de cardiopatia. “O atendimento começa nas maternidades do município, com a realização do Teste do Coraçãozinho. Depois, temos o Centro de Especialidades Pediátricas (Ciped), onde, desde setembro de 2021, já foram realizadas mais de 500 consultas com cardiopediatra”, pontua.

READ  Goiânia está entre melhores cidades do país para empreender, revela ranking nacional

“Temos também uma novidade, já está sendo instalado no Ciped um equipamento de ecocardiografia para a realização de eletrocardiograma exclusivo para as crianças e adolescentes”, conta.

A instalação do equipamento na unidade faz parte do Projeto Amigos do Peito, que vem sendo implantado no município. Até o momento, cinco unidades de saúde de Goiânia já contam com o equipamento, que também é chamado de eletrocardiógrafo. Em breve, serão 13 unidades.

Cardiopatia Congênita
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a estimativa é de que 1% dos recém-nascidos vivos apresentem alguma malformação no coração. Cerca de 30% das crianças e adolescentes não terão nenhuma consequência, outros 30% vão apresentar anomalias que podem levar a sintomas como baixo ganho de peso, falta de ar e cansaço, e necessitarão, em algum momento, de correção.

Serviço
Assunto: Prefeitura de Goiânia apoia evento alusivo ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, e destaca avanços no atendimento a pacientes
Data: 12 de junho de 2022 (domingo)
Horário: Das 09h às 12h
Local: Parque Vaca Brava, Rua T-15, Setor Bueno (tendas estarão montadas no gramado ao lado do lago)

READ  Projetos buscam retirar EBC do Programa Nacional de Desestatização

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA