Política
Prado propõe reconhecimento a Santa Rita do Araguaia como capital goiana do queijo cabacinha
Conferir ao município de Santa Rita do Araguaia o Título de Capital Goiana do Queijo Cabacinha. Essa é uma postulação do deputado Delegado Eduardo Prado (DC), formalizada através do projeto de lei nº 8513/21, que iniciou tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Amilton Filho (Solidariedade).
“O queijo cabacinha chama a atenção pelo formato, daí a origem do nome. É tradicionalmente produzido na região da nascente do Araguaia. A produção do queijo especial começou há cerca de 80 anos. Desde então se tornou uma tradição de família, passada de geração para geração”, frisa Prado, em sua justificativa parlamentar.
Segundo o deputado, com o passar dos anos o produto foi ganhando mercado e atualmente é comercializado em Cuiabá, Goiânia, Brasília e até fora do país. “A iguaria hoje é a principal fonte de renda de dezenas de famílias.”
Ele salienta ainda que a Lei Estadual n° 20.963, de 13 de janeiro de 2021, reconhece o queijo cabacinha, produzido em Santa Rita do Araguaia, como Patrimônio Cultural Imaterial do estado. Dessa forma, Prado afirma que atribuir ao município de Santa Rita do Araguaia o título de Capital Goiana do Queijo Cabacinha dará maior reconhecimento à região onde surgiu a iguaria, que já ganhou o Brasil e o mundo. “A respectiva outorga também busca proteger tanto os produtores rurais que detêm essa técnica de produção quanto o produto”, afirma.
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar