menu
Tramita na Alego projeto que visa proteger vítimas de violência

Tramita na Alego projeto que visa proteger vítimas de violência

Tramita na Alego projeto que visa proteger vítimas de violência

Aprovado em primeira votação no dia 6 deste mês, pelo Plenário da Alego, está apto à segunda votação o projeto de lei n° 3964/19, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que trata das opções de registro e de divulgação dos dados de violência contra crianças, negros, idosos, mulheres, indígenas, homoafetivos e pessoas com deficiência no estado de Goiás.

A matéria tem por finalidade instrumentalizar a criação de políticas de prevenção e proteção às vítimas de violência que envolvem a prevenção e o enfrentamento à violência sofrida pelas pessoas em situação de vulnerabilidade e a necessidade da especialização dos órgãos estatais da segurança pública ao atendimento das populações vulneráveis.

De acordo com texto da propositura, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, publicará, semestralmente, no Diário Oficial e para consulta em site eletrônico da própria Secretaria os números de: crianças, negros, indígenas, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, por tipo de delito, podendo ser detalhada por municípios e conter mais dados como: local do fato delituoso, dia, horário, qualificação da vítima, qualificação do agressor e vínculo entre eles.

Na justificativa da matéria, a parlamentar também destaca que a criminalidade e a violência são fenômenos complexos e multicausais por
natureza. "Elas estão intimamente relacionadas aos processos sociais, reforçados, ainda, por carências institucionais e estruturais, a demandar por diagnósticos, planejamento e ações permanentes para seu enfrentamento", afirma Accorsi.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Facebook