menu
Secretário destaca importância da participação popular na elaboração da LDO 2023

Secretário destaca importância da participação popular na elaboração da LDO 2023

Secretário destaca importância da participação popular na elaboração da LDO 2023

Secretário destaca importância da participação popular na elaboração da LDO 2023

O secretário adjunto da Secretaria da Economia, Francisco Sérvulo Nogueira, avaliou, em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, a importância da apresentação que está sendo feita, na manhã desta quarta-feira, 29, sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2023. A reunião tem o objetivo de debater junto à sociedade, aspectos da elaboração do projeto que deve ser votado na Casa nos próximos dias.

A LDO é o instrumento usado pelo Governo estadual para estabelecer as principais diretrizes e metas da Administração Pública, principalmente, como base para a organização dos orçamentos. Seu texto apresenta as metas e prioridades da administração pública estadual, a estrutura e a organização dos orçamentos, as disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais.

Sérvulo Nogueira destacou que, por estabelecer as metas de resultado primário, expectativas de resultado nominal, projetar renúncias que serão impostas ao Estado para o próximo ano, e estabelecer diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), é de grande importância que todos estes aspectos sejam norteados, dentre outras coisas, pela participação da sociedade.

“E é isso que temos o objetivo de conduzir aqui neste encontro. A participação da sociedade nos instrumentos de gestão como a LDO, a LOA e no Plano Plurianual, é a essência do processo de elaboração. Essas políticas públicas que são estabelecidas por meio destas ferramentas visam fornecer bens e serviços que estarão disponíveis à sociedade. Por isso, as demandas, as urgências e necessidades da sociedade são conhecidas em momentos como este”, destacou o secretário.

A matéria tramita na Casa sob o processo nº 2038/22, e estabelece metas da administração pública, principalmente, para a organização dos orçamentos, com prioridades, estrutura e disposições relativas às despesas do Estado. A reunião é comandada pelo relator do projeto, deputado Amauri Ribeiro (UB), e tem lugar no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela. É a segunda audiência pública referente à LDO e a primeira a ser feita com a população.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Facebook