Divulgação
Nesta quarta-feira (1º), Sandro Mabel (UNIÃO) assumiu oficialmente o cargo de prefeito de Goiânia, iniciando o mandato que se estenderá até 2028. Com 65 anos, Mabel é empresário, possui ensino superior completo e declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de R$ 313.405.916,29.
Ao lado do novo prefeito, tomou posse como vice-prefeita a Coronel Claudia (AVANTE), de 52 anos. Solteira, com ensino superior completo e ocupação de policial militar, ela declarou ao TSE um patrimônio de R$ 571.569,38.
Antes do início da cerimônia de posse, Mabel destacou os desafios que enfrentará nos primeiros meses de gestão. “A cidade está em um momento dificil. Sabemos que teremos que tomar providências duras no começo. Vai ser um primeiro ano muito difícil, mas estamos animados. Vamos soltar nossa saúde para andar. Vamos fazer com que a nossa cidade possa andar bem. Vamos colocar a pediatria para funcionar nos primeiros meses”, afirmou o prefeito.
VEREADORES ELEITOS INICIAM NOVO CICLO LEGISLATIVO
Junto ao prefeito e à vice-prefeita, os 37 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Goiânia também tomaram posse. Representando diferentes partidos e áreas de atuação, eles terão o papel de propor, analisar e fiscalizar leis, além de apoiar políticas públicas que atendam às necessidades da população.
Confira quem são os vereadores empossados:
- Aava Santiago (PSDB)
- Anselmo Pereira (MDB)
- Bessa (DC)
- Bruno Diniz (MDB)
- Cabo Senna (PRD)
- Coronel Urzêda (PL)
- Daniela da Gilka (PRTB)
- Denício Trindade (UNIÃO)
- Dr Gustavo (AGIR)
- Fabrício Rosa (PT)
- Romário Policarpo (PRD)
- Geverson Abel (REPUBLICANOS)
- Henrique Alves (MDB)
- Heyler Leão (PP)
- Igor Franco (MDB)
- Isaías Ribeiro (REPUBLICANOS)
- Juarez Lopes (PDT)
- Kátia (PT)
- Luan Alves (MDB)
- Lucas Kitão (UNIÃO)
- Lucas Vergílio (MDB)
- Léia Klebia (PODE)
- Léo José (SOLIDARIEDADE)
- Major Vitor Hugo (PL)
- Markim Goya (PRD)
- Oséias Varão (PL)
- Pedro Azulão Jr (MDB)
- Professor Edward (PT)
- Ronilson Reis (SOLIDARIEDADE)
- Rose Cruvinel (UNIÃO)
- Sanches da Federal (PP)
- Sargento Novandir (MDB)
- Thialu Guiotti (AVANTE)
- Tião Peixoto (PSDB)
- Welton Lemos (SOLIDARIEDADE)
- William do Armazém Silva (PRTB)
- Willian Veloso (PL)
O grupo reúne profissionais de diversas áreas, como advogados, médicos, empresários e servidores públicos, que compõem a pluralidade da representação política municipal.
DESAFIOS E RESPONSABILIDADES
Como chefe do Poder Executivo municipal, Mabel assume a responsabilidade de gerir os recursos financeiros do município, planejar melhorias locais, garantir o bem-estar da população e intermediar ações junto às esferas estadual e federal. Segundo Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a principal prioridade de um gestor municipal é atender às reais necessidades da comunidade. “É preciso honrar o mandato que a população vos deu nas urnas, enfrentar as dificuldades e conduzir a administração sob um modelo de governança pública que coloque em primeiro lugar as reais necessidades da comunidade”, enfatizou Ziulkoski.
Os vereadores, por sua vez, terão como funções principais propor e votar leis, fiscalizar a gestão do Executivo e julgar contas públicas. A atuação deles será fundamental para garantir que as políticas públicas atendam de forma eficiente às demandas da população.
Facebook