menu
Ronaldo Caiado toma posse de forma virtual hoje, 1º de janeiro

Ronaldo Caiado toma posse de forma virtual hoje, 1º de janeiro

Ronaldo Caiado toma posse de forma virtual hoje, 1º de janeiro
Na presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o presidente Lissauer Vieira (PSD) dará posse, neste domingo, às 17 horas, ao governador Ronaldo Caiado (UB) e ao vice Daniel Vilela  (MDB). O ritual seguirá o programado, com a necessidade de se fazer ajustes no Regimento Interno da Casa para que Caiado faça seu juramento e pronunciamento de forma virtual, atendendo a recomendação de sua equipe médica, comandada pela cardiologista Ludhmila Hajjar em hospital na cidade de São Paulo (SP). O deputado Virmondes Cruvinel (UB) se deslocou a São Paulo, levando o termo de posse para Caiado assinar. 

A sessão de compromisso e de posse do governador e do vice foi convocada em cumprimento aos termos do artigo 11, parágrafo XVIII, da Constituição do Estado de Goiás, e do artigo 143, inciso I, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Após o ato, o deputado Antônio Gomide (PT) discursará em nome da oposição, e o deputado Bruno Peixoto (UB) falará pela situação. Logo em seguida, Caiado fará seu pronunciamento de forma remota.

O vice-governador Daniel Vilela chegará ao Palácio Maguito Vilela pela entrada principal e será recepcionado pelo presidente da Casa e uma comissão de deputados, além de outras autoridades e convidados. Já no plenário Iris Rezende, Lissauer Vieira vai abrir os trabalhos da sessão solene e passará a compor a mesa diretiva dos trabalhos. 

Antes, porém, o ritual começa com a leitura dos nomes dos componentes da mesa dos trabalhos. Em seguida, a banda da Polícia Militar de Goiás executa o Hino Nacional Brasileiro. Para assumir o cargo, o governador reeleito terá encaminhado à mesa a declaração de Imposto de Renda, e em seguida fará o juramento de forma remota. Na sequência, será realizada a nomeação do vice-governador. Encerrando a cerimônia, ocorre o discurso do governante reeleito do Estado, também de forma remota.

O juramento será feito, a convite do presidente, primeiro pelo governador e depois pelo vice-governador, que assumirão o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis, promover o bem geral e sustentar a integridade do Estado de Goiás".

Após a solenidade na Assembleia Legislativa, o vice-governador receberá os cumprimentos na hall de entrada do Palácio Maguito Vilela. A cerimônia de posse será transmitida pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Alteração constitucional

A partir da próxima eleição majoritária, a data da posse de presidente da República e governadores será alterada. Entre as mudanças aprovadas pelo Senado, na PEC 28/2021 que altera a legislação eleitoral, está a que trata da data em que acontece a cerimônia para os referidos cargos.

Essa mudança só entra em vigor a partir de 2026, quando o presidente eleito vai tomar posse em 5 de janeiro e os governadores no dia seguinte (6). A alteração procura resolver os inconvenientes que o dia 1º de janeiro apresenta, como data festiva, para a presença de autoridades, e a simultaneidade na posse de presidente e governadores.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Facebook