menu
Executivo encaminha matéria para doação onerosa de imóvel

Executivo encaminha matéria para doação onerosa de imóvel

Executivo encaminha matéria para doação onerosa de imóvel

Executivo encaminha matéria para doação onerosa de imóvel

A Governadoria encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o processo nº 10827/22, cujo o objetivo é a doação de imóvel com 334.744,46m² a pessoa jurídica de direito privado. A iniciativa foi proposta pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), sob argumento do ônus econômico que a manutenção da área ocasiona aos cofres públicos.

O imóvel faz parte do condomínio do aeródromo Zezé Alves Ferreira e foi doado ao Estado em 1974. Porém, a conclusão e manutenção da infraestrutura do local para funcionamento do aeródromo, foi realizada por particulares, sobretudo para evitar o encerramento das atividades. Por isso, desde 2018 a administração pública procura meios de repassar ao condomínio a administração da área em questão.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) avaliou o imóvel em R$107.387.648,22 e se manifestou favorável à doação do terreno, especialmente pela conveniência e oportunidade da pauta. Além disso, a Goinfra concluiu que é possível realizar a doação sem licitação particular devido ao interesse público e, nesse sentido, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) ressaltou a não incidência da vedação pela legislação eleitoral.

Com a doação, ficará sobre encargos do donatário a segurança e eficiência, além de prover todas as instalações e serviços necessários ao funcionamento do aeródromo. Será, ainda, de responsabilidade do particular operar, manter e conservar as áreas e os equipamentos usados no aeródromo. Entretanto, o Estado ainda manterá o patrimônio imobiliário de duas quadras no local, com 1.204,02m² e 6.234,17m².

A matéria encontra-se em tramitação na Comissão Mista e foi distribuída para relatoria do deputado Virmondes Cruvinel Filho (União Brasil). Se receber aval positivo do colegiado, o texto estará apto para discussão e votação em duas etapas em Plenário.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Facebook