Cidades

Policlínicas se qualificam para Certificação de Qualidade ONA 1

Publicado

em

Certificação comprova que serviços entregues por equipes multiprofissionais, administrativas e gerenciais estão dentro de padrões internacionais (Foto: SES)

Inaugurada em março deste ano, a Policlínica Estadual de Formosa, na região do Entorno Norte, foi qualificada para receber o selo de Acreditação ONA 1, conferido por entidade avaliadora nacional, que atestou a excelência dos serviços prestados na unidade especializada na Atenção Secundária.

A unidade do Governo de Goiás atende goianos de pelo menos 31 municípios no Entorno do Distrito Federal. Também foram qualificadas as unidades instaladas em Posse e Goianésia, inauguradas em 2020 e 2021.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vencio, comemora a conquista das unidades e garante que o selo consolida a excelência dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde inaugurados nesta gestão. “A população do interior goiano recebe serviços com qualidade e atestados pela entidade avaliadora”, reforçou.

O gestor acrescenta que em julho deste ano a policlínica da região Sudoeste, em Quirinópolis, também recebeu o mesmo selo.

Certificação

A certificação comprova que os serviços entregues por equipes multiprofissionais, administrativas e gerenciais estão dentro de padrões internacionais em suas melhores avaliações. A Policlínica Estadual da região Sudoeste, em Quirinópolis, já havia recebido a mesma certificação.

READ  Caiado participa do encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, em Formosa

Além de referência nacional, os padrões do Manual ONA são reconhecidos pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Austrália e Canadá. A Organização Panamericana de Saúde (Opas) apoia essa certificação.

Reconhecimento
Para a coordenadora operacional da Policlínica de Goianésia, Paula Wasconcelos, a certificação é um reconhecimento do esforço de todas as equipes para garantir o melhor serviço de saúde prestado à população.

Wascocelos define a equipe como “uma família empenhada em cuidar da melhor forma possível dos pacientes encaminhados. Para isso, estamos em constante capacitação de todos os colaboradores diretos e terceirizados”. Para ela o objetivo maior é entregar um serviço de saúde de excelência e altamente humanizado.

Os processos de avaliação foram sequenciais, com protocolos conferidos um a um nas três unidades. Os avaliadores da entidade certificadora consideram nessa fase de Acreditação, essencialmente, o cumprimento de metas de qualidade e assistência no setor de saúde. 

READ  Prefeitura de Goiânia monta força-tarefa para acolher população de rua durante frio intenso

Avaliação

O cumprimento dessas metas é avaliado por meio de padrões e requisitos previamente definidos, em protocolos reconhecidos internacionalmente.

A avaliação abarca procedimentos de todas as equipes envolvidas. São consideradas até atividades das instituições de saúde, incluindo aspectos estruturais.

“Para Goiás é um avanço importante porque a população recebe assistência nas policlínicas com padrão de excelência, obedecendo critérios internacionais de qualidade e segurança”, finaliza Paula Wasconcelos.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA