Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nacional

Podcast Último Segundo: peixes podem voltar a existir no Rio Pinheiros?

Publicado

em


source
 Peixes podem voltar a existir no Rio Pinheiros?
Reprodução

Peixes podem voltar a existir no Rio Pinheiros?

O recente aparecimento de peixes no Rio Pinheiros levou muitos a acreditarem que este pode ser um indicativo de que o local está no caminho para voltar a abrigar vida. As imagens foram compartilhadas por um ciclista que passeava no local e João Doria (PSDB), governador do estado de São Paulo, comemorou a presença dos animais no rio. Veja a publicação:

Segundo dados divulgados pela BN Americas, uma multinacional que mapeia e analisa as principais ações ambientais na América Latina, a Sabesp gastou U$ 408 milhões – mais de R$ 2 bilhões – em obras de despoluição dos rios Tietê e Pinheiros nos últimos oito anos.

Mas o que esse acontecimento diz sobre a situação atual do Rio Pinheiros ?

O Portal iG  conversou com Marta Marcondes, coordenadora do Projeto índice de Poluentes Hídrico da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e o professor e biólogo marinho Erik Comin para entender se este episódio trata-se de um caso isolado ou se há a possibilidade do rio voltar a ser moradia para os animais.

Você viu?

Marcodes classifica o compartilhamento de notícias referentes ao Rio Pinheiros, assim como de vídeos constatando a presença de peixes no local, de fundamental importância para que a população mude sua relação com o rio e o trate com maior zelo.


“Agora as pessoas estão olhando para o lugar. Isso é muito importante, essa questão da pessoa passar a olhar para o rio. Porque ao olhar [e ver os peixes], voce tem ai uma sinalização que está ocorrendo a despoluição . Então voce começa a prestar atenção no rio. Tenho o sonho muito grande que tanto o Pinheiros quanto o Tietê sejam realmente despoluídos e que a gente possa olhar pro rio com mais cuidado, mais carinho. Esse movimento todo é muito importante”, argumenta.

Confira a conversa completa com os especialistas no podcast


Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA