Geral

Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida passa por restauração

Publicado

em

Missas e atividades são realizadas no Salão Paroquial, Praça Matriz, em frente à igreja

A Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida está passando por reformas, informou a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. A Igreja Matriz está localizada no Centro Histórico da cidade. O monumento é protegido por Lei de Tombamento Federal por ser Patrimônio Cultural do município. 

Na primeira etapa foi realizada a retirada do piso interno e barrotes. Para realizar todas as intervenções foram levantados anteriormente os aspectos históricos, artísticos, ambientais e antrópicos que influenciam o estado de conservação da igreja.

Aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto estabelece a restauração das características físicas e patrimoniais da igreja centenária, observando o conjunto de elementos necessários à preservação da edificação, melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural e de conservação do monumento.

A Ordem de Serviço para o início das obras de restauração foi assinada pelo prefeito, Vilmar Mariano, em janeiro (26) deste ano. A expectativa é de que as intervenções de restauração da igreja sejam realizadas, em até 12 meses, conforme contrato com a Marsou Engenharia, empresa responsável pela obra. 

O custo está orçado em R$ 1,5 milhão proveniente de Emendas Parlamentares dos deputados federais Professor Alcides e Francisco Júnior, com contrapartida da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Cultura.

Durante o período, as missas e atividades da igreja serão realizadas no Salão Paroquial, na Praça Matriz, em frente ao Santuário. “Estão sendo restaurados a história, vida e memória de um povo, sonho que está se concretizando com fé, esperança e gratidão. Estou muito feliz por participar desse momento da comunidade católica e da nossa cidade”, sublinha o frei Ednilson Vaz, reitor da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.

 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA