Economia

O fenômeno econômico-social dos imóveis que retornam ao mercado

Publicado

em

Conjuntura nacional revela Goiás na liderança de bens retomados

O mercado goiano lidera a incidência em número de imóveis retomados, fenômeno socioeconômico resultado da política pública nacional de Habitação, destacado em mapeamento realizado pelo Banco BTG Pactual e a proptech Resale. A pesquisa considera dados dos cinco principais bancos que atuam no País sobre os Bens Não de Uso (BNDUs). O mapeamento leva em conta cinco instituições, incluindo a Caixa Econômica Federal (CEF), com 66% do mercado. Entre as cidades que somam maior quantidade de ocorrências, quatro estão localizadas no Estado, mais precisamente, no Entorno do Distrito Federal. São elas Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental e Planaltina, somadas a Valparaíso de Goiás, seguidas de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O estudo divulgado é recente e considera dados da Caixa Econômica Federal, que detém 66% dos imóveis retomados no País, isso no quarto trimestre de 2021.

De acordo com o diretor de Receitas da Resale, Igor Freire, os municípios goianos aparecem liderando, em quantidade, desde o balanço (tabela em anexo). “Com milhares de unidades lançadas, financiadas por bancos, a área sofre consequências, ao que parece, por não ter sido considerada adequadamente a capacidade das economias locais para absorver esses produtos, seja pela ótica do mercado, ou o perfil de crédito dos mutuários”, afirmou.

A realidade econômico-social apresenta diferença, em um ano, para uma pequena melhora, quando os cinco principais municípios pertenciam a Goiás. Sobre os motivos que levam à concentração, Freire pontua que o Entorno teve número significativo de lançamentos imobiliários residenciais dentro do antigo programa Minha Casa, Minha Vida. “O fenômeno trouxe reflexo das mudanças na economia e impactos para as famílias goianas envolvidas no processo”, segundo o advogado da Brasil e Silveira Advogados, Eliseu Silveira, mudanças conjunturais que trouxeram impactos para os envolvidos. O jurisperito afirma ainda que “deixar de pagar os imóveis é resultado da crise. O Entorno do Distrito Federal também teve grande participação nos programas habitacionais devido a densidade demográfica e migração de pessoas para trabalhar em Brasília, cidade que oferece salários mais altos que outros locais.”

Perfil

Dos imóveis retomados, a maior parte caracteriza casas (83,2%), com predomínio de apenas dois quartos (85,6%), uma vaga na garagem (82,4%). Esse perfil é semelhante à média brasileira. O mapeamento revela que, a partir das bases das cinco principais e maiores instituições financeiras públicas e privadas no País, ao final de 2021, o número de imóveis retomados e disponíveis para venda no Brasil, avaliados em R$ 6,2 bilhões, alcançou 36.478 unidades.

Em nova edição, o levantamento aponta queda no número de patrimônios, pois, no trimestre anterior, os imóveis somavam 40.945, sendo avaliados em R$ 7 bilhões. Sobre isso, o CRO da Resale avalia que o resultado se deve à “flexibilização de pagamentos de créditos em atraso junto aos bancos, aquecimento de vendas do setor, maior adesão às vendas digitais de imóveis, fator que contribuiu para a celeridade na venda desses ativos.” Igor reforça a “mobilização em criar estratégias mais eficientes na venda desses produtos, que pode gerar a redução, já que se vende mais do que se recupera”.

Com relação a 2023 a expectativa é de que o mercado siga aquecido, pois “o imóvel é patrimônio consistente e permanente, tem poucos riscos de perda, potencial de ganho diversificado. Investir em imóvel é ter a possibilidade de lucro, não só ao alugá-lo, também, com sua revenda”, pontua Igor Freire, ao lembrar que possui portfólio de investimentos diversificado e atrativo. Por outro lado, sobre a digitalização das vendas, o advogado Eliseu Silveira alerta sobre a importância em tomar cuidado ao adquirir um imóvel retomado, fator que indica a ciência sobre todas as informações do imóvel, se é ou não ocupado, mesmo, ir ao local para verificar as informações de maneira presencial.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA