Política

O escritor goiano Hugo de Carvalho Ramos é homenageado nas redes sociais da Alego por meio da série “Por Trás do Nome”

Publicado

em


Autor de uma das mais importantes obras literárias do Estado de Goiás, Hugo de Carvalho Ramos, dá nome a colégio militar da capital. O escritor é o personagem da semana da campanha Por Trás do Nome, publicada toda quinta-feira nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás.

Foi andando pelo sertão goiano, conversando e anotando o que via e ouvia, que o ainda menino Hugo de Carvalho Ramos reuniu material, que anos depois viraria sua grande obra-prima: Tropas e Boiadas. O garoto acompanhava o pai, que também foi escritor, mas tinha como ofício a magistratura, e por causa dela, viajava constantemente para atender toda a comarca pertencente à Cidade de Goiás. 

Outro hábito que Carvalho Ramos nutria desde a infância e que também teria grande influência no seu talento para a escrita, foi a leitura. Ainda menino devorava os grandes clássicos da literatura mundial. 

Aos 17 anos se muda para o Rio de Janeiro para seguir os passos do pai e ingressa no curso de Direito.  Também na adolescência, escreve os primeiros contos e, já em 1917, aos 22 anos, publica pela Revista dos Tribunais, a primeira edição de Tropas e Boiadas. Apesar da intelectualidade, Carvalho Ramos escreve com a linguagem e o simbolismo do homem do sertão goiano, aquele que o menino aprendeu tão bem a conhecer, em suas andanças com o pai.  

READ  Iniciada reunião da CCJ nesta quinta-feira, 2

A despeito do talento admirável, Hugo de Carvalho Ramos, sofria com constantes crises depressivas e em 1921, num desses surtos, se suicidou,  aos 25 anos de idade. 

A importância de Hugo de Carvalho Ramos, especialmente da obra Tropas e Boiadas, para a literatura goiana foi reconhecida por um júri selecionado pelo jornal “O Popular”, em 1999. O livro de contos “Tropas e Boiadas”  foi eleito entre as vinte obras literárias mais importantes do século XX, em Goiás.

Nada mais justo que um homem que em sua rápida passagem por essa vida, deixou uma obra de tamanha relevância, seja homenageado emprestando o nome a uma escola. O Colégio Hugo de Carvalho Ramos é um dos mais tradicionais da cidade e desde que foi transformado em colégio militar, passou a também a ser um dos mais disputados da rede pública do estado.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA