Geral

Número de fumantes continua em declínio global

Publicado

em

A Organização Mundial da Saúde (OMS), sediada em Genebra, Suíça, revelou em seu último relatório que o número de adultos que consomem tabaco em todo o mundo tem declinado constantemente nos últimos anos. Em 2022, cerca de um em cada cinco adultos no mundo era fumante ou consumia derivados do tabaco, em comparação com um em cada três na virada do milênio.

 

O relatório analisa as tendências mundiais do tabagismo entre 2000 e 2030, revelando que 150 países obtiveram sucesso na redução do consumo de tabaco por meio de medidas como regulamentações mais rigorosas e impostos mais elevados, entre outras estratégias.

 

Brasil ultrapassa meta 

 

Enquanto a maioria dos países vê uma diminuição no número de fumantes, a OMS enfatiza que a meta de redução de 30% no consumo de tabaco entre 2010 e 2025 pode não ser alcançada globalmente. No entanto, o Brasil destaca-se positivamente ao não apenas atingir essa meta, mas ultrapassá-la, alcançando uma redução de 35% desde 2010. A Holanda também alcançou a meta de 30%.

READ  Edição 3841

 

Em contraste, seis países, incluindo Congo, Egito, Indonésia, Jordânia, Omã e Moldávia, observaram um aumento no consumo de tabaco desde 2010.

 

Desafios e mortalidade persistente

 

Apesar da diminuição no número de fumantes, a OMS alerta que as mortes relacionadas ao tabaco devem permanecer elevadas nos próximos anos. As estatísticas revelam que o tabagismo é responsável por mais de 8 milhões de mortes anuais, incluindo cerca de 1,3 milhão de não fumantes expostos ao fumo passivo.

 

O relatório prevê que medidas rigorosas de controle do tabaco levarão aproximadamente 30 anos para resultar em uma redução significativa no número de mortes relacionadas ao tabaco.

 

A ameaça da indústria 

 

A OMS expressa preocupação com a indústria do tabaco, considerando-a uma ameaça ao progresso alcançado. Rüdiger Krech, diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS, classificou a estratégia sistemática da indústria de viciar menores de idade como “criminosa”. Ele destaca que, assim que um país acredita ter vencido a guerra contra o tabaco, a indústria reabre uma nova frente.

READ  Planejamento, investimento e execução marcam gestão da Saúde do Estado do Tocantins nos últimos 12 meses

 

O relatório conclama ações para combater a “interferência da indústria do tabaco” e alerta para os riscos associados a novos produtos, como os cigarros eletrônicos.

 

Tabagismo entre jovens

 

O documento também destaca que 10% dos jovens entre 13 e 15 anos em todo o mundo, cerca de 37 milhões de adolescentes, consomem um ou mais tipos de tabaco, incluindo pelo menos 12 milhões que utilizam novos produtos. Ressalta-se que esses números são subestimados, já que mais de 70 países não fornecem dados.

 

Rüdiger Krech enfatiza a importância de continuar a busca por soluções, destacando que, apesar dos progressos notáveis no controle do tabaco, não é hora de ficar inativo.

Com informações da Organização Mundial da Saúde

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA