Política

Número de acessos ao site da Alego registra recorde pelo 2º mês

Publicado

em

Em setembro, o Portal da Assembleia Legislativa de Goiás registrou 227.478 visitas, o maior número de acessos já anotado, superando em quase 100 mil a marca de agosto, que tinha sido a maior até então, com 134.640 acessos. No mesmo período houve um aumento, também, no número de páginas visitadas em mais de 197 mil, pulando de 262.747, em agosto, para 460.590 páginas, em setembro.

Os números consolidam o canal como um veículo de credibilidade e importante fonte de informação, não apenas sobre os trabalhos legislativos, mas, também, sobre outros assuntos relevantes para a sociedade. 

Os dados são do relatório mensal feito pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que detalha todas as interações com o Portal. O levantamento mostra, também, que o número de pessoas que acessam o Portal pela primeira vez vem crescendo mês após mês. Em setembro, 78,70% dos acessos foram feitos por visitantes novos. Esse índice se mantém acima de 70% por três meses seguidos.

Ainda segundo as informações do relatório, a página de notícias do Portal, é uma das mais buscadas pelos visitantes. A área veicula reportagens em tempo real das sessões plenárias, comissões temáticas e especiais e outras atividades legislativas. Também são exibidas matérias sobre temas diversos, como prevenção à saúde, datas importantes, cidadania, sustentabilidade, entre outros. 

Durante o período eleitoral, a equipe da Diretoria de Comunicação, responsável pela produção de conteúdo da Casa, também se dedicou à elaboração de matérias a respeito do pleito, com vistas a ajudar no esclarecimento do eleitor sobre todo o processo. Não por acaso, no mês de setembro, as duas matérias mais acessadas foram sobre as eleições. 

Com mais de 55 mil cliques, a reportagem sobre o total de 780 candidaturas a deputado estadual em Goiás em 2022, registradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi a mais acessada. A segunda  reportagem mais buscada, que ultrapassou mais de 23 mil acessos, também se referia à formalização de candidaturas. 

Para jornalistas especializados em cobertura política, além de ser um instrumento que auxilia no trabalho diário dos profissionais que acompanham o trabalho parlamentar, o Portal da Assembleia  é fundamental para que o cidadão conheça as funções do Poder Legislativo e a importância que ele tem para a construção de uma sociedade mais justa. 

Para Samuel Straioto, do Sistema Sagres de Comunicação, o papel do site institucional vai além. “As informações ligadas a transparência ajudam a população a conhecer, questionar, entender como ocorre ou como deveria ocorrer a devida aplicação dos recursos públicos, e ainda saber sobre como os projetos encaminhados pelo governo ou apresentados pelos deputados podem mudar a vida das pessoas”, analisa.

O jornalista político Rubens Salomão é outro que acredita no poder do Portal como ferramenta de construção da cidadania. Para ele, o crescente interesse da população pelo Portal é motivado pela qualidade do que tem sido publicado. Ele parabeniza a equipe de produção de notícias, de produção de conteúdo da Assembleia, que no seu entendimento tem avançado muito, se desenvolvido e apresentado cada vez mais produtos interessantes, reportagens, tanto para os jornalistas como ao público em geral.

“Além disso, também há uma importância muito grande do site da Assembleia como um canal de transparência. Então, o Portal tem se desenvolvido, tem melhorado, ficado cada vez mais rápido, nesse sentido. Hoje é uma ferramenta importante para a imprensa e para a sociedade para termos transparência com os principais acontecimentos do Estado”, afirma Salomão.  

A página Acesso à Transparência teve 11.415 acessos, sendo que a busca por processos foi a campeã, com mais de 8 mil visitas em setembro. Nessa área do site, qualquer cidadão tem, com poucos cliques, acesso a informações como despesas com pessoal, com diárias, contratos e convênios assinados e processos licitatórios, entre outros. 

Perfil dos parlamentares 

Outra área do site bastante buscada pelos visitantes são as páginas dedicadas ao perfil de cada parlamentar. Em setembro, foram 94.643 acessos. Uma curiosidade observada é que os deputados donos dos dez perfis mais visitados, oito foram reeleitos no pleito do último dia 2 de outubro.

Entre eles, está o deputado Antônio Gomide (PT), cuja página foi a quarta mais visitada no mês de setembro, com 2.535 cliques. Reeleito para um segundo mandato, o parlamentar também ressaltou a importância do Portal para a divulgação do trabalho de cada deputado, tanto no acompanhamento das sessões e comissões, quanto na publicação dos projetos e nas leis aprovadas. Gomide entende que a boa informação trazida pelo canal é responsável pelo aumento na procura pelos internautas.

“É importante que o Portal cada vez mais se atualize e tenha a capacidade de chegar a mais pessoas. É esse engajamento que faz com que a gente possa ter nas nossas ações, como deputado estadual, onde as pessoas nos procuram, acessam o Portal e possam receber bem essa informação. Por isso, nós investimos e acreditamos que essa ferramenta é extremamente importante para a boa informação e divulgação”, pontua Gomide. 

O grande alcance do site vem ao encontro do que a Mesa Diretora desta 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSD), tem se empenhado para garantir: mais transparência dos atos desse Poder, acesso à informação e mecanismos que aprimorem o debate público. “É justamente isso que almejamos: ampla participação e maior proximidade da população com a Alego.”

Outros dados do levantamento

O relatório mensal da Diretoria de Tecnologia da Informação traz dados ainda mais detalhados sobre os cliques ao Portal. Por exemplo, 97,68% dos acessos foram realizados no Brasil, principalmente nas cidades de Goiânia (25,37%) e Brasília (7,74%).

Entre os vários navegadores utilizados pelos usuários, a preferência ficou divida, sendo os mais usados o Chrome (77,62%), seguido por Safari (16,09%) e Samsung Internet (2,62%).

A plataforma Android foi a mais usada pelos visitantes com 55,99% da preferência, seguido por Windows com 24,27% e por iOS com 18,04%. Nos acessos feitos exclusivamente via celular 75,62% usaram o sistema Android e 24,36% o sistema iOS.

Os serviços de compartilhamento usados pelos usuários foram o Instagram com 54,56%, e em segundo o Facebook com 28,14%.

Quem ainda não conhece o Portal da Assembleia Legislativa de Goiás basta acessar o endereço https://portal.al.go.leg.br/. O site é responsivo, isso é, desenvolvido para funcionar bem tanto em computadores, quanto em dispositivos móveis. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

Cancelar resposta

MAIS LIDAS DA SEMANA

Sair da versão mobile