menu
EBC se consolida como líder de ranking de desempenho de custos

EBC se consolida como líder de ranking de desempenho de custos

EBC se consolida como líder de ranking de desempenho de custos

EBC se consolida como líder de ranking de desempenho de custos

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi premiada nesta quinta-feira (25) pelo primeiro lugar no ranking de Desempenho na Qualidade da Informação de Custos, na categoria Empresas Estatais Dependentes. Esta é a terceira vez consecutiva que a empresa alcança a liderança na premiação entre órgãos públicos.

“Ao consolidar-se como líder do ranking, a EBC confirma o aprimoramento da sua gestão de custos e da qualidade dos gastos. A transparência das informações e a consistência na gestão e na governança garantiram à empresa sua posição atual de referência para o setor público”, destaca o presidente da EBC, Glen Valente. 

Neste ano, a empresa recebeu a nota 8,318, superando os 7,394 obtidos na edição passada. Em segundo lugar ficou a Valec (Valec Engenharia, Construções e Ferrovias), com 7,352, e, em terceiro, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), com 6,420 pontos. Com o primeiro lugar no ranking, a EBC saiu na frente de outras 18 empresas públicas. 

O resultado do Desempenho na Qualidade da Informação de Custos foi divulgado em maio no Relatório Foco em Custos (RFC) da Secretaria do Tesouro Nacional. Elaborado a partir de indicadores que medem a qualidade da informação de custos, o levantamento considera critérios como regularidade, dispersão, personalização e economicidade. 

Durante o encontro de anúncio da premiação, o diretor de Administração, Finanças e Pessoas da EBC, Márcio Kazuaki, ressaltou que o reconhecimento, pelo terceiro ano consecutivo, não é apenas motivo de orgulho, mas um desafio para a empresa manter o patamar de excelência da gestão de custos.

“A liderança da EBC entre as empresas públicas tem tudo a ver com nossos resultados recentes. Nos últimos quatro anos, passamos de uma posição discreta entre os veículos de comunicação do país para um papel de relevância, com visibilidade. A TV Brasil, por exemplo, saltou para a quinta posição no ranking de audiência do Kantar Ibope Media, consolidando-se à frente, inclusive, de redes privadas de televisão. Produzimos conteúdos e informações relevantes, de qualidade, confiáveis e úteis ao cidadão brasileiro, seja na tv, na Agência Brasil, nas rádios, ou nas redes sociais. Isso só foi possível a partir da gestão adequada dos gastos. A aferição e a apropriação adequada dos custos é hoje uma ferramenta gerencial poderosa no âmbito da EBC, em todos os processos decisórios”, afirmou Kazuaki.

O Relatório Foco em Custos é parte do esforço do Tesouro Nacional de oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca da utilização dos recursos públicos, além de fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública. A publicação apresenta uma visão geral dos custos do governo federal, assim como rankings de desempenho sobre a qualidade da informação de custos.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

Facebook