Cidades

Na região Noroeste, prefeitura dá início a série de debates sobre transporte coletivo, trânsito e acessibilidade no Plano de Mobilidade de Goiânia

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia inicia nesta quinta-feira (17/03), às 14h30, uma série de encontros setoriais que vão dar subsídio à formulação do Plano de Mobilidade da capital. O encontro acontece no auditório do Sesi Senai localizado no Jardim Colorado, na região Noroeste, é gratuito e aberto à participação de todos.

Nesses encontros setoriais, arquitetos e professores vão primeiramente explicar a que o Plano de Mobilidade se destina. Depois da exposição de arquitetos e técnicos, a prefeitura vai anotar demandas do público presente e orientá-lo sobre como participar da consulta pública sobre o assunto, que está aberta no site www.goiania.go.gov.br (veja mais informações no fim do texto).

O objetivo do Plano de Mobilidade é mostrar à prefeitura quais são os principais gargalos da área que precisam ser resolvidos em Goiânia, como por exemplo: regiões em que os congestionamentos de carro são mais frequentes; onde a demanda por linhas do transporte coletivo é maior; bairros em que deve ser prioridade a construção de ciclovias, pontos de ônibus ou calçadas com mais acessibilidade; e assim por diante.

“Queremos formar um diagnóstico sobre a mobilidade em Goiânia e mostrar onde se deve investir”, afirma Janamaína Azevedo, coordenadora do grupo de trabalho do plano e analista da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). “Ao final, saberemos como e onde aplicar melhor os recursos públicos”.

A consulta no site da prefeitura chegou a 11,5 mil participações na última quarta (16/03). A expectativa da Seplanh é a de que a primeira redação do plano esteja pronta em abril deste ano, mas o trabalho da força-tarefa não termina aí. “A ideia é que o estudo seja atualizado sempre que for necessário e sempre que colhermos novas informações, com o passar dos meses”, completa Janamaína.

Sobre o plano
Além da consulta no site oficial, a prefeitura também trabalha com dados disponibilizados por plataformas e aplicativos de mobilidade da capital (como Uber, entre outras). A Seplahn trabalha em parceria com alunos e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM). São pelo menos 15 servidores da prefeitura envolvidos integralmente no processo.

A redação do Plano de Mobilidade de Goiânia atende ao que determina a Lei de Mobilidade Urbana, válida em âmbito nacional. Essa lei prevê que todas as cidades com mais de 250 mil habitantes tenham o seu PMU até abril. O plano é obrigatório para qualquer município com mais de 20 mil habitantes que integram regiões metropolitanas, regiões integradas de desenvolvimento econômico (Rides) e aglomerações urbanas com população total superior a um milhão de habitantes; e para cidades integrantes de áreas de interesse turístico.

READ  Ministro Luis Fux marca julgamento sobre CPI da Covid para a próxima quarta (14)

Reuniões nos bairros
Os encontros setoriais foram concebidos como estratégia para divulgar a consulta pública no site da prefeitura e para incrementar a busca ativa por informações relacionadas ao ir e vir do goianiense. Há cinco reuniões já agendadas. O grupo de trabalho vai se fazer presente em regiões em que a participação popular consulta online foi (até o momento) menor. Uma delas é a região Noroeste, palco do encontro dessa quinta-feira.

A próxima audiência vai acontecer no dia 24 de março, às 15 horas, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), cujo prédio fica no setor Universitário. A terceira será em um miniauditório Instituto Federal de Goiás (IFG), sediado no Centro da cidade. A quarta ocorrerá no Ministério Público, no dia 6 de abril; e a quinta no miniauditório da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (Bloco G) da UFG.

Esses encontros acontecerão de forma híbrida, com participação presencial nos locais das reuniões e virtual, por meio de um aplicativo de videoconferência. Também será possível assisti-los ao vivo por meio do canal da Prefeitura de Goiânia no YouTube.

Oficinas nos bairros
Em paralelo, a prefeitura fechou parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) para realização de oficinas em bairros e regiões nos quais a participação da população na consulta online foi menor. “Nossa meta é chegar a 18 mil formulários preenchidos, no mínimo”, afirma Janamaína Azevedo.

“Queremos ouvir a população e saber quais as principais necessidades na mobilidade urbana, por isso os encontros serão abertos a toda a população. Com a participação dos técnicos da Prefeitura de Goiânia, professores, estudantes, representantes de bairros e de classe, além da população em geral poderemos construir um plano que atenda às necessidades da cidade, melhore o ir e vir e dinamize o tempo gasto em seus trajetos diários”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro.

Os encontros atendem a uma diretiva do prefeito Rogério Cruz de sempre manter o diálogo aberto com a sociedade goianiense. “A cidade está em mutação constante. A prefeitura busca sempre o diálogo porque ninguém melhor para dizer como quer a sua casa do que seus moradores”, afirma Rogério Cruz.

READ  Projetos do Governo de Goiás disputam prêmio promovido pela FRM

As inscrições para participação nos encontros de forma presencial devem ser realizadas por meio de formulário disponibilizado pela Seplanh Goiânia, clicando aqui. O número de vagas presenciais disponibilizadas para cada encontro será limitado devido às medidas sanitárias para contenção da Covid19 na capital.

Link para inscrições: forms.gle/aMauSx6DoxZ1egfb9
Link para participação online: meet.google.com/nhs-adxa-ifo
Link para acompanhar pelo youtube: youtube.com/user/PrefeituraDeGoiania

Como responder a pesquisa

A pesquisa “Por Onde Você Anda?” pode ser realizada de duas formas: via web, através do portal da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br), ou pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas.

Para responder a pesquisa na web:

● Acesse o site da Prefeitura de Goiânia: www.goiania.go.gov.br;
● Clique no ícone referente a Pesquisa de Mobilidade na página inicial;
● No hotsite, clique em “Participe”;
● Já com acesso a pesquisa, responda as três partes até que a mensagem final apareça.

Para responder a pesquisa no aplicativo:

● Acesse o app Prefeitura 24 horas;
● Clique em “Serviços” na tela inicial;
● Escolha o ícone “Pesquisa de Mobilidade”;
● Responda a pesquisa até que ela seja finalizada.

Cronograma de encontros

17 de março de 2022
Horário: 14h30
Local: Auditório da Unidade Sesi Senai Jardim Colorado
Endereço: Rua Sc29, Jardim Vista Bela, Goiânia – GO

24 de março de 2022
Horário: 15 horas
Local: Sala de plenária do Crea-GO – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás Rua 239, nº 561, Setor Universitário

30 de março de 2022
Horário: 09h30
Local: Miniauditório Demartin Bizerra – Instituto Federal de Goiás (IFG) – Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia

06 de abril de 2022
Horário: 14h30
Local: Auditório do Ministério Público do Estado de Goiás – Rua 23, esq. com a Av. Fued José Sebba, Qd. A 06, Lts. 15/24, s/n – Jardim Goiás, Goiânia – GO

13 de abril de 2022
Horário: 09h30
Local: Miniauditório da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (Bloco G) da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Avenida Universitária, Quadra 86, Lote Área 1488 Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA