Política

Museu da Imagem e do Som de Goiás teve sua primeira tentativa de criação há 50 anos, na Alego

Publicado

em

A Lei Estadual nº 7.592, de 24 de novembro de 1972, publicada no Diário Oficial do Estado em janeiro de 1973, há exatos 50 anos, foi o embrião que possibilitou a criação, em Goiânia, do Museu da Imagem e do Som. O projeto, aprovado por unanimidade pelos deputados da Alego, chegou a ser vetado, mas depois foi reeditado. Ele só sairia do papel, virando de fato um museu, em 1988, no governo de Henrique Santillo.

Hoje o Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO) é uma unidade da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). Ele foi criado em 03 de outubro de 1988, por meio do Decreto-Lei nº 3055 com o objetivo de reunir, preservar, produzir e divulgar as formas de expressão histórica, artística e cultural do Estado registradas em áudio e vídeo. Portanto, seu acervo é constituído de coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos.

READ  Aberta sessão ordinária híbrida

Além disso, o MIS-GO conta com salas de exposição, a Belize Spenciere e a Alois Feichtemberg, ambas localizadas no primeiro piso do Centro Cultural Marietta Telles Machado. O MIS-GO desenvolve ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, integradas à política de preservação cultural da Secult aos projetos em execução que, por sua vez, são orientados por demandas do contexto cultural goiano e goianiense. A aprovação e o desenvolvimento de projetos voltados para a constituição e a musealização de acervos, incluindo projetos de pesquisa, conduziram ao fortalecimento da instituição e ao reconhecimento público. O intercâmbio com instituições de ensino, do nível fundamental ao superior, e também com outras agências governamentais e não-governamentais voltadas à produção e preservação cultural, tem multiplicado o alcance das ações museológicas e ampliado o alcance efetivo do MIS-GO na execução de seus objetivos.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA