Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Justiça

Moraes multa X em R$ 5 milhões após rede driblar decisão judicial

Publicado

em

Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ordenou que a rede social X suspenda imediatamente o uso de novos acessos pelos servidores de internet, como CDN, Cloudflare, Fastly, Edgeuno e similares. A medida visa impedir tentativas de burlar a decisão judicial que bloqueia a plataforma no Brasil, sob pena de multa diária de R$ 5 milhões para o X Brasil e para o Twitter.

A decisão foi tomada após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificar que, nas últimas 24 horas, houve uma atualização no aplicativo da plataforma X, permitindo que usuários acessassem seus serviços no país, violando o bloqueio judicial.

Alexandre de Moraes destacou em sua decisão que “não há dúvidas de que a plataforma X, sob o comando de Elon Musk, pretende desrespeitar o Poder Judiciário brasileiro.” Ele mencionou que a Anatel identificou a estratégia usada para ignorar a ordem judicial e sugeriu ações para garantir a continuidade da suspensão.

Além disso, o ministro determinou que a Anatel tome imediatamente todas as medidas necessárias para manter o bloqueio do X Brasil, conforme decidido pela Primeira Turma do STF, incluindo a suspensão dos novos acessos pelos servidores de internet mencionados.

O prazo estipulado pelo ministro para que a Anatel comunique ao STF sobre as providências adotadas é de 24 horas. Ele também intimou as empresas Twitter International Unlimited Company e X Brasil Internet, que atualmente não possuem representação legal no Brasil, além da Starlink Brazil, outra empresa de Elon Musk.

Entenda a Situação

Em nota, a Anatel afirmou que o acesso dos usuários à rede X viola a decisão judicial e que teve apoio ativo de prestadoras de telecomunicações e da Cloudflare para identificar como a plataforma conseguiu se desbloquear. A agência reguladora afirmou que qualquer nova tentativa de desobedecer à ordem do STF será tratada com as devidas providências.

Desde o final de agosto, a rede X está bloqueada no Brasil devido a uma determinação de Alexandre de Moraes. O bloqueio permanecerá em vigor até que a rede pague multas e indique um representante legal no país.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA