
Divulgação
Com o aumento dos focos de incêndio no período seco, a Prefeitura de Goiânia intensificou a divulgação do aplicativo “Monitor de Queimadas”, disponível gratuitamente para Android e iOS. A ferramenta possibilita que qualquer cidadão informe, em tempo real, a ocorrência de fogo em áreas urbanas e rurais.
As informações são enviadas a um sistema integrado da Defesa Civil, da Guarda Civil Metropolitana Ambiental e da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). As equipes recebem alertas no celular com as coordenadas geográficas do foco, o que agiliza a resposta.
Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, o sistema também utiliza dados de satélites que detectam focos de calor. “A tecnologia está nos ajudando a reduzir significativamente as queimadas em todo o estado”, afirmou.
O Cimehgo monitora e divulga boletins e mapas com áreas de maior risco. A denúncia pode ser feita de forma anônima. A orientação é evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, prática considerada crime ambiental. Em caso de incêndios de grandes proporções, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193 e a Defesa Civil, pelo 199.


Facebook