Tocantins

Meio Ambiente alinha metodologias para Plano Intermunicipal de Gestão dos Resíduos Sólidos

Publicado

em


Meio Ambiente alinha metodologias para Plano Intermunicipal de Gestão dos Resíduos Sólidos

02/03/2021 – Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Secretários municipais de Meio Ambiente participaram nesta terça-feira, 2, por meio de videoconferência, do alinhamento de metodologias, apresentadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que vão auxiliar na elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão dos Resíduos Sólidos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manuel Alves.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, afirmou que a viabilidade dessas ações também se dá na racionalização de recursos humanos e tecnológicos, “já que, tendo apenas uma equipe poderá suprir a necessidade de todos os municípios que compõem o consórcio”, pontuou.

Durante a reunião, a gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Hélia Azevedo Pacheco, fez a apresentação das leis que regem a formação e a gestão dos consórcios. “É importante que os municípios conheçam o amparo legal e se unam para gerar força e mais oportunidade de construir um aterro, além da facilidade de operacionalização”, afirmou. 

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manuel Alves conta, atualmente, com recursos financeiros e um terreno que fica na divisa entre os municípios de Almas e Porto Alegre do Tocantins. Todo o estudo técnico que pode viabilizar a implantação do aterro já foi realizado, e os laudos sinalizaram que o local está apto a receber a implementação do aterro.

Segundo a secretária de Meio Ambiente do município de Almas, Raquel Macedo, “primeiramente foi necessário conhecer como funcionava essa questão do consórcio para nos organizarmos para dar celeridade na efetiva implantação do aterro”. A Secretária ainda frisa que “foi dado início na busca por um espaço e na elaboração do projeto para o recebimento financeiro no valor de R$ 3 milhões, provenientes do BNDS [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]”.

Ainda durante o encontro, foi apresentado um cronograma de trabalho que deve começar com um treinamento oferecido aos técnicos para o suporte na elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão dos Resíduos Sólidos. O Workshop será realizado nos dias 14 e 15 de abril e serão disponibilizadas cinco vagas por município, que preferencialmente devem ser destinadas a quem detenha conhecimento na área ambiental. As informações sobre o encontro serão divulgadas posteriormente nas plataformas virtuais da Semarh.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manuel Alves conta atualmente com a participação de cinco municípios, sendo eles: Almas, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição e Novo Jardim.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Plano de saúde não pode recusar cliente por estar endividado
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA