Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Live debate autonomia de mulheres na América Latina

Publicado

em


“É preciso pensar em soluções duradouras para realidades tão desafiadoras como as que enfrentamos na América Latina e Caribe” Renata Zuquim, chefe do Escritório de Relações Internacionais

Para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-americana, Caribenha e da Diáspora (25 de julho), o Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu, nesta segunda-feira (26), a live Boas práticas sobre a promoção da autonomia econômica de mulheres na América Latina. Elaborado por meio de parceria entre o Escritório de Relações Internacionais (EAI) e a Secretaria da Mulher (SM), o evento on-line integra o mês de referência das lutas de mulheres negras.

O debate foi transmitido pelo canal da SM no YouTube  e trouxe à tona questões importantes, como o impacto causado pela pandemia de covid-19 na vida de inúmeras mulheres. A chefe do EAI, Renata Zuquim, defendeu a necessidade de políticas públicas regionais: “É preciso pensar em soluções duradouras para realidades tão desafiadoras como as que enfrentamos na América Latina e Caribe. A pandemia gerou uma crise sanitária, social e econômica que só será combatida pela união e parceria entre os países”.

A secretária da Mulher, Ericka Felippelli, reforça: “Essa deve ser uma pauta transversal. Temos o compromisso de promover visibilidade, articulação e força para que as mulheres negras tenham a garantia de seus direitos e a promoção de suas ações e políticas voltadas ao empoderamento”.

O encontro apresentou várias palestras sobre a autonomia econômica de mulheres, bem como projetos e ações exitosas relacionadas a essa pauta. Além da chefe do EAI e da secretária da Mulher, participaram a historiadora e professora do Instituto de Formação Diplomática da República Dominicana Celsa Albert Batista, a oficial de assuntos sociais da Divisão de Gênero da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Lucía Scuro; a coordenadora de estratégia de emprego e empreendimento da Secretaria da Mulher de Bogotá (Colômbia), Carolina Salazar; a maquiadora e Julia Jordão, idealizadora do Clube de Maquiagem Negra Pele, e a gerente de Diversidade da SM, Andreia Simplício, que mediou o debate.

Confira, no vídeo abaixo, a íntegra do encontro.

*Com informações do Escritório de Relações Internacionais

Fonte: Governo DF

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA