Política

Legislativo realizou 17 deliberações na última semana de setembro

Publicado

em


O Legislativo goiano encerrou a última semana de votações do mês de setembro com as três sessões ordinárias híbridas regulares realizadas. Nos três encontros, os parlamentares proporcionaram quórum qualificado para a votação de matérias e 17 deliberações foram feitas. As votações recaíram sobre proposições assinadas por deputados e pela Governadoria.  Estes processos compõem o total de 149 matérias analisadas pelo Plenário durante o mês, das quais 50 foram votadas em definitivo pelos deputados.

No rol das iniciativas pautadas durante a semana, dez passaram pela segunda apreciação e seguiram para a sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM). Em votação única foi aprovado ainda o processo nº 7271/21, oriundo do Executivo, que trata da concessão de isenção do ICMS incidente nas operações e correspondentes prestações de serviço de transporte realizadas com equipamento respiratório a ser utilizado no âmbito das medidas de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavirus (SARS-CoV-2).

Segurança

Dentre os projetos de lei que seguiram para sanção destaque para o de nº 1471/19, de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL). A proposta torna obrigatória a instalação de sirene antipânico e sinal luminoso no lado externo das instituições de ensino públicas e privadas de Goiás.

De acordo com a iniciativa, com o acionamento, por meio de um clique no botão do referido alarme, a Polícia Militar de Goiás (PM-GO) e o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO) da jurisdição serão acionados, de forma imediata.

O deputado justifica sua iniciativa alegando que muitas instituições de ensino, localizadas em áreas de conflito em Goiás, vivem em situação de vulnerabilidade. “E, além da violência armada, há a possibilidade de outras ocorrências, como incêndios, em que a celeridade no socorro é essencial para salvar vidas. É preciso, portanto, não só planejar as medidas de segurança e de prevenção, como providenciar socorro rápido.”

Meio Ambiente

Também em votação definitiva, os deputados aprovaram nesta semana a criação da Política Estadual de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes e Mudas. A matéria, protocolada com o nº 2006/20, é de iniciativa do Antônio Gomide (PT) e tem entre seus objetivos fomentar a proteção dos recursos genéticos locais, visando à sustentabilidade dos agroecossistemas, e perpetuar espécies, variedades e cultivares produzidos em unidade familiar ou tradicional, prioritariamente os vegetais destinados à alimentação. 

Gomide justifica sua iniciativa sob o argumento de que a semente é o início da cadeia produtiva de alimentos e por isso tem um valor estratégico. Afirma que uma política de incentivo à formação de bancos de sementes e mudas produzirá, entre outros ganhos, a diversidade na agricultura, ajudando a enfrentar as abruptas mudanças climáticas causadoras de desastres ambientais.

READ  Projeto do Executivo cria bolsas voltadas para a qualificação de alunos e trabalhadores

Ele destaca também que um banco de sementes possui, grosso modo, uma lógica bastante parecida à de uma caderneta de poupança do campo, onde as sementes são “depositadas” em um armazém, podendo ali ficar meses, anos e até séculos, e “sacadas” quando for preciso, para serem usadas no replantio em caso de algumas culturas destruídas.

“Atualmente, há cerca de 1.400 bancos de sementes em todo o mundo. O Brasil tem o quarto maior banco genético do mundo, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com cerca de 150 mil amostras. Em diversas regiões do mundo os bancos comunitários de sementes e mudas têm criado resultados importantíssimos para a sustentabilidade da agricultura familiar, promovendo a recomposição ambiental de vários ecossistemas e biomas”, defende o deputado.

Demais matérias aprovadas em votação definitiva durante a semana

Processo nº 5153/21 – Francisco Oliveira (PSDB) – Declara de utilidade pública a Associação de Pais e Atletas da Natação e Diversos de Itumbiara (APAN), com sede no município referido.

Processo nº 5555/21 – Antônio Gomide (PT) – Institui, no Calendário Oficial do Estado de Goiás, o Dia Estadual do Biotecnologista, a ser comemorado, anualmente, em 30 de junho. 

Processo nº 5316/21 – Vinícius Cirqueira (Pros) – Declara de utilidade pública o Grupo Felizcidade – Associação Brasileira de Saúde, Educação e Direitos Humanos.

Processo nº 5415/21 – Wilde Cambão (PSD) – Declara de utilidade pública o Instituto Social Maria do Monte (ISMM), com sede no município de Valparaíso de Goiás. 

Processo nº 5882/21 – Chico KGL (DEM) – Declara de utilidade pública a Associação Catalana de Equoterapia Ascate, localizada no município de Catalão. A matéria obteve o aval dos deputados por 21 votos favoráveis e nenhum contra.

Processo nº 4700/20 – Coronel Adailton (Progressistas) – Transforma a Associação de Pais e Mestres da Escola Paroquial Santo Antônio (ASPMIPSA), sediada em Anápolis, em entidade de utilidade pública.

Processo nº 3775/20 – Deputado Lucas Calil (PSD) – Declara de utilidade pública a Associação Espírita Casa do Mestre Jesus, com sede no município de Palmelo (GO).

Processo nº 4546/20 – Gustavo Sebba (PSDB) – Declara como entidade de utilidade pública a Associação Catalana de Esporte.

Novos processos legislativos

READ  Congresso deve definir modelo de privatização dos Correios, diz Faria

No decorrer da semana, foram protocoladas na Alego novas matérias. Dessas, 29 são referentes a projetos de lei ordinária, sendo 25 de iniciativa parlamentar e quatro oriundos do Poder Executivo. Esses processos foram encaminhados para apreciação das comissões técnicas e podem constar, em breve, na pauta de votações do Plenário.

Além desses, a Casa recebeu um comunicado do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), duas indicações de nomes para compor o Conselho Estadual de Educação, e três vetos do governador Ronaldo Caiado a projetos de lei aprovados anteriormente pelo Plenário. Foram dois vetos integrais e um parcial, totalizando 35 novos processos legislativos em tramitação na Assembleia.

Pauta para a próxima semana

Os deputados realizarão a primeira sessão deliberativa do mês de outubro na terça-feira, 5, às 15 horas, por meio do sistema híbrido. Na Ordem do Dia, constam 78 matérias que contemplam iniciativas parlamentares, da Governadoria, e do TCE-GO.

A pauta traz 13 proposições de iniciativa parlamentar em fase de votação definitiva, 29 em primeira etapa de apreciação, e 30 pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Há também, para análise dos deputados, em apreciação única, o parecer prévio oriundo do TCE-GO referente às contas anuais do Governo no exercício de 2020; e um projeto de lei e um veto parcial oriundos do Poder Executivo.

Dentre os projetos que serão submetidos à votação definitiva, destaca-se o de nº 7459/21, de autoria do deputado e presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), que trata da adequação da Lei Estadual n° 20.968, de 18 de fevereiro de 2021 (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do Estado de Goiás para o exercício de 2021.

A proposta do presidente da Alego é a de revogar o 2° parágrafo do art. 25-A da Lei N° 20.968, de 18 de fevereiro de 2021, haja vista que o mesmo marca o prazo de até o dia 31 de julho de 2021, para apresentação do ofício mencionado no caput desse artigo.

“O dispositivo em questão tem prejudicado os municípios beneficiados, visto que alguns necessitam alterar o objeto inicialmente apontado após o prazo definido. Ocorre que as precisões municipais podem acontecer a qualquer tempo”, coloca Lissauer Vieira, em sua justificativa parlamentar.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas na terça-feira, 5, consulte a pauta prévia.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA