Agro

LANÇAMENTO: Mapa lança projeto sobre conectividade no campo e planos de sustentabilidade para fomentar ações no agro brasileiro

Publicado

em

Os três programas complementares do ministério atuarão na sustentabilidade e diferencial competitivo para geração de oportunidades nas áreas rurais
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou, nesta sexta-feira (24), os Planos Inova Cacau 2030 e Floresta+Sustentável, e o projeto Rural+Conectado/Bahia, em Ilhéus (BA). O lançamento dos projetos que atuam de forma complementar marcam o início das atividades que contribuem com a inovação tecnológica, o desenvolvimento e a sustentabilidade da atividade agropecuária brasileira.
Mapa lança projeto sobre conectividade no campo e planos de sustentabilidade para fomentar ações no agro brasileiro

Mapa lança projeto sobre conectividade no campo e planos de sustentabilidade para fomentar ações no agro brasileiro

As novas ações estratégicas refletem o compromisso assumido pelo Mapa de fomentar o aumento da eficiência e a agregação de valor para cadeias produtivas, ampliação da conectividade nas áreas rurais, inclusão de gênero e de juventude, assistência técnica e o acesso ao crédito e à comercialização.

Secretário adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, Pedro Neto explicou o impacto positivo que os planos e projeto lançados vão causar na economia local e no setor como um todo. “Com as importantes entregas, elaboradas junto com parceiros institucionais e do terceiro setor, temos convicção de que estamos acelerando o processo de consolidação de uma agropecuária mais sustentável e inclusiva tecnicamente”, complementou.

READ  Vacinação contra raiva de herbívoros e prazo para envio da declaração de rebanho começam dia 1º de novembro em Goiás

Inova Cacau

Desenvolvido em parceria com a CocoaAction Brasil, o Plano Inova Cacau 2030 atua na promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras de cacau, utilizando tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental, de maneira a favorecer o bem-estar dos produtores e aumentar a qualidade e a produtividade do fruto. A iniciativa tem potencial para tornar o Brasil uma referência de origem de cacau sustentável para o mundo nos próximos sete anos.

Visa ainda ampliar a participação das mulheres e juventude rural na produção e empreendedorismo na cadeia do cacau e oferecer subsídios para aumentar o acesso a recursos públicos e privados destinados à produção primária.

Rural + Conectado

O projeto Rural+Conectado tem como objetivo a ampliação da infraestrutura para acesso à internet em povoados e vilarejos de baixa densidade demográfica que ainda não possuem esse serviço. Na Bahia, vai fomentar o desenvolvimento, a inclusão tecnológica e o aprimoramento da atividade agropecuária em 183 localidades.

Floresta + Sustentável

O Plano de Ação para Recuperação e Manejo de Florestas, o Floresta+Sustentável, foi elaborado com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil, estimulando a produção sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento de cadeias produtivas. Será desenvolvido a partir de três eixos: Florestas Plantadas, Economia Florestal e Rede Floresta + Iniciativa Conexão Florestal.

READ  Abertura de mercado na Zâmbia para o café brasileiro

Além dos gestores do Mapa, participaram do evento o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia, Jeandro Ribeiro, o diretor da CocoaAction Brasil, Pedro Paulo Ronca, o presidente da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais, Milton Andrade Júnior e convidados.

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA