Política

Jeferson Rodrigues quer desobrigar advogados de portar identificação em prédios públicos

Publicado

em

A Assembleia Legislativa vai apreciar o projeto de lei que desobriga advogados a utilizarem sinais, placas, crachás, adesivos ou quaisquer outros ornamentos de identificação para ingressar em prédios e instituições públicas no estado de Goiás. A proposição, protocolada sob o número 10524/22, é de autoria do deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos).

De acordo com a redação, a desobrigação da qual dispõe a propositura proíbe que qualquer autoridade exija tal condição de identificação ostensiva para que advogados ingressem às dependências do prédio.

A determinação não impede que a autoridade competente requeira o documento oficial de identificação do advogado para fins de cadastros ou simples conferência. E, ainda, é permitida às autoridades a oferta facultativa para que advogados utilizem tais identificações ostensivas caso assim desejem.

“É evidente em nosso ordenamento jurídico brasileiro que os advogados são indispensáveis à justiça, não se podendo falar em hierarquia entre estes, magistrados ou membros do Ministério Público. Da mesma forma, é também já imposto no Estatuto da Advocacia que os advogados têm a prerrogativa de livre ingresso a todas as dependências e ambientes dispostos no seu artigo 7°. Assim, é constrangedor e inviável que se criem, mesmo que pequenos mas muito significativos, impedimentos para que os profissionais do nobre ofício da advocacia exerçam plenamente suas atividades com excelência”, justifica Jeferson Rodrigues. 

READ  Projeto que obriga informação de identificação racial em bancos de dados recebe veto do Executivo

A matéria passará pela análise de constitucionalidade da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, caso seja acolhida, será deliberada pela comissão de mérito e Plenário da Casa de Leis. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA