Tocantins

Instituições ligadas à piscicultura no Tocantins realizam visita técnica ao Parque Aquícola de Lajeado

Publicado

em


Instituições ligadas à piscicultura no Tocantins realizam visita técnica ao Parque Aquícola de Lajeado

04/02/2021 – Robson Corrêa/Governo do Tocantin

Instituições ligadas à piscicultura no Tocantins participaram nesta quinta-feira, 4, de visita técnica ao Parque Aquícola de Lajeado, com o objetivo de alinhar o projeto de criação de tilápias em tanques-rede nos municípios do entorno do lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. O evento foi promovido pelo prefeito do município de Lajeado, Júnior Bandeira, que deu as boas-vindas aos participantes e reiterou a importância do alinhamento com as instituições do Governo do Tocantins.

“O peixe é a nova fonte alimentar mundial e temos hoje, no nosso Estado, essa facilidade de contar com o Governo do Tocantins e com tantos parceiros interessados em somar nesse projeto de produção da tilápia”, pontuou o prefeito. Júnior Bandeira adiantou que os próximos passos são a criação de uma associação que vai trabalhar junto com a colônia e regularização da área do parque.

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida participou da visita e garantiu que a pasta vai contribuir com o projeto, realizando o monitoramento dos Parques Aquícolas, gerando um banco de dados sobre a qualidade da água.

Miyuki Hyashida compartilhou sua experiência adquirida com a criação de peixes, ressaltando a importância do suporte oferecido pelo Governo. “Trabalho há 30 anos com a piscicultura no Estado. Estamos em um momento em que contamos com o incentivo do nosso Governador Mauro Carlesse, para alavancar a produção de tilápias com sustentabilidade. Vamos desenvolver, ainda mais, a área de piscicultura aqui no Tocantins, alcançando o nosso objetivo que é, enquanto Estado, aumentar a produção de peixes gerando renda para a nossa população”, ressaltou.

A visita em campo também contou com a participação do diretor de pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Márcio Marcolini, que apresentou a quantidade estimada de produção de tilápias. “A expectativa é que sejam produzidos 48 mil kg por lote anualmente, após a implantação e funcionamento do projeto. Com essa quantidade de peixes, os pescadores artesanais passam a ser aquicultores”, afirmou.

Para o produtor Geânio Lopes Abreu, a proposta de ampliar a criação de peixes é uma ótima oportunidade de crescimento e fortalecimento da Colônia de Pescadores. “Acreditamos que em breve vamos alcançar a capacidade produtiva total da área do parque, que pode chegar a 700 toneladas de peixes por ano, com a ajuda do poder público na implantação desse projeto. Não é fácil a vida dos piscicultores, e precisamos muito desse incentivo, que chega para somar e dar uma alavancada no nosso trabalho”, avaliou.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda, que também participou da visita, se colocou à disposição dos produtores para que o município seja um grande polo de produção de pescado. “Essa ação é um engajamento de todos nós que abraçamos essa causa, com total apoio do Governo do Estado, para que o produtor possa se qualificar, gerar emprego, renda e conquistar sua independência financeira, além de promover o desenvolvimento social e econômico de Lajeado”, frisou.

Já o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, reforçou a intenção de trabalhar conjuntamente com os demais órgãos, para desenvolver políticas públicas que promovam a geração de emprego, renda e principalmente a produção de alimentos que, atualmente, é uma prioridade mundial. “O Tocantins é privilegiado com todo potencial hídrico que possui para a produção de tilápias, que é um compromisso do Governo do Tocantins para o desenvolvimento econômico e social do Estado, e tudo isso respeitando a legislação ambiental”, enfatizou.

Edição: Luiz Melchiades

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes acompanha andamento de obras e anuncia reforma de unidade de ensino na Regional de Arraias
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA