Educação

 Inscrições do Enem 2023 estão abertas 

Publicado

em

Período de inscrição vai até 16 de junho, e os estudantes devem ficar atentos com a documentação exigida

Começou nessa segunda-feira, 5, o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve ser realizada na Página do Participante. O período de inscrição vai até as 23h59 do dia 16 de junho. As provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro.

Os estudantes devem ficar atentos porque o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, vai até o dia 21 de junho. As pessoas que tiveram os seus pedidos de isenção da taxa de inscrição aprovados devem efetuar a inscrição.

Para se inscrever, o candidato deverá informar inicialmente o CPF e a data de nascimento, em seguida, preencherá um cadastro com as informações pessoais. Será necessário selecionar o idioma estrangeiro entre o inglês ou o espanhol e também responder a um questionário socioeconômico.

O Enem é uma oportunidade para avaliação individual de desempenho do participante e atualmente representa uma porta para a entrada em cursos de graduação em diversas faculdades em todo o país.

Os estudantes podem baixar o aplicativo Enem, que possibilita, de forma simples e interativa, verificar o cronograma oficial do exame, acessar os dados de sua inscrição, local de prova e cartão de confirmação.

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Exame do Ensino Médio, orienta os estudantes a criarem uma senha para o cadastro, que dará acesso à Página do Participante. Essa senha deve ser guardada pelo candidato, porque por meio dela terá acesso ao Guia de Recolhimento da União (GRU) e também poderá fazer alterações no cadastro.

Programa #TonoEnem

Com o objetivo de motivar os alunos a estudarem, a Secretaria da Educação desenvolve o Programa #TonoEnem, que oferece videoaulas, aulões para tirar dúvidas e material impresso. A Seduc também distribuiu, no início do ano, os livros do Programa Recomeçar e adquiriu vários livros para as bibliotecas escolares, com isso, os estudantes terão um vasto material para se prepararem para o Enem 2023.

Foto: LUIS LIMA JR

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA