Geral

Hospital Estadual de Formosa realiza primeira captação de órgãos para transplantes

Publicado

em

Foto: Imed

Operação atende a pacientes que aguardam na fila de espera no estado

A regionalização da Saúde permitiu que, no último sábado (4), fosse realizada a primeira captação de órgãos no Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad (HEF), na Região de Saúde do Entorno Norte. Com o apoio de transporte aéreo da Casa Militar do Governo de Goiás, a equipe da Gerência de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), composta por dois médicos e duas enfermeiras, foi até o hospital para conduzir o processo de captação. 

A gerente de Transplantes da SES-GO, Katiúscia Freitas, pontuou que foram captados rins e córneas após a constatação de morte encefálica da doadora de 74 anos. “A família autorizou a doação dos órgãos após o diagnóstico da morte encefálica devido a traumatismo craniano. É um momento difícil da família, mas tiveram a sensibilidade para autorizar a doação”.

Momento histórico 

A paciente deu entrada no Pronto-Socorro do Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad (HEF), após sofrer queda da própria altura. A equipe médica do hospital prestou toda assistência realizando exames clínicos e de imagem, chegando à conclusão da morte encefálica da paciente. “Após todo esse processo fizemos contato com a família sobre o óbito, e os próprios familiares já levantaram a hipótese para a doação de órgãos. Fizemos a entrevista e a doação foi autorizada”, explicou a coordenadora de Enfermagem da UTI do hospital, Bruna Soares.

Estadualizado em 2020, o HEF funcionou como Hospital de Campanha durante o período crítico da pandemia Covid-19, prestando atendimento aos moradores da Região de Saúde do Entorno Norte, composta por oito municípios e mais de 260 mil habitantes. Atualmente a unidade conta com 80 leitos, sendo 20 de UTI e um pronto-socorro para atendimentos de Urgência e Emergência. 

O hospital conta com especialistas em Clínica Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Ortopédica. Com essa captação avança nos serviços prestados na Rede de Saúde Estadual.

Secretaria de Estado da Saúde

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA