Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Gracinha Caiado participa de encerramento da Copa Quilombola

Publicado

em

Organizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a Copa Quilombola de futebol foi encerrada neste domingo (26/6), em Cavalcante, com a presença da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado. Após jogos emocionantes, as equipes Vão do Moleque (Cavalcante) e João Borges Vieira (Uruaçu) comemoram os títulos, respectivamente, no masculino e feminino.

Município com a maior comunidade remanescente de quilombos do Brasil, Cavalcante foi a sede do último final de semana de disputas, após seis etapas (Piracanjuba, Posse, Niquelândia, Pirenópolis, Iporá e Alto Paraíso). Evento fomentado pelo Fundo de Proteção Social (Fundo Protege), em ação do Goiás Social, projeto do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a Copa Quilombola reuniu na fase final três equipes femininas e seis times no masculino.

A primeira-dama Gracinha Caiado pôde ver de perto o envolvimento das comunidades tradicionais em prol da realização da Copa. “Concluímos a realização de mais um sonho que é a copa quilombola, um torneio muito especial que foi pensado para trazer essa integração por meio do esporte e dar mais visibilidade para os talentos das nossas comunidades quilombolas de Norte a Sul de Goiás”, celebrou.

Comunidades tradicionais

Em discurso, Gracinha ainda fez uma balanço sobre as ações entregues na região e lembrou que, desde os primeiros dias de mandato, o governador Ronaldo Caiado voltou o seu olhar para as comunidades tradicionais goianas que, por muito tempo, foram negligenciadas pelo poder público. “Sabemos que ainda temos muito para avançar, mas tudo isso é para mostrar a vocês que a nossa admiração e o nosso respeito pelas comunidades quilombolas vêm acompanhados de muito diálogo e de muito trabalho. Vamos continuar ouvindo, aprendendo e trabalhando ao lado de vocês para que possamos avançar ainda mais”, completou a primeira-dama.

Da mesma forma, durante discurso, o prefeito Vilmar Kalunga, único chefe de Executivo quilombola do País, agradeceu o apoio do Governo de Goiás e do governador Ronaldo Caiado em prol das comunidades tradicionais. Para o gestor, pela primeira vez na história, o Estado conta finalmente com um governante que atua em prol dos remanescentes quilombolas, com trabalho prestado e também valorização das tradições culturais. “Nunca tivemos um governo tão atuante, que vem até nossas comunidades e faz questão de nos ouvir, como tem sido na gestão de Ronaldo Caiado. Tem nos dado uma oportunidade única, que não fica só nas promessas e sim na realidade, no trabalho de verdade”, enalteceu.

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues destacou todo o trabalho feito ao longo da competição esportiva ao ponderar a importância da parceria entre as áreas de Esporte e Social da administração estadual. “Uma das grandes marcas do governo Caiado e, claro, da nossa querida Gracinha, é o social. De nada adianta termos estruturas, se não existir o cuidado com o ser humano. O desafio será muito grande de conseguir desenvolver um evento ainda maior e melhor, como foi a edição 2022″, elogiou o secretário.

Superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo da Seel, Roberta Wendorf falou sobre a emoção de realizar um evento tão importante que mistura esporte, cultura e tradição. “Sensação de dever cumprido. Conseguimos levar esporte e valorizar nossa cultura em todas as etapas. Sem dúvida, fica um gostinho de quero mais”, projetou.

Campeões

A equipe João Borges Vieira, de Uruaçu, foi a grande campeã feminina da Copa Quilombola. O time venceu o Goiânia Sul, de Abadia de Goiás, por 1 a 0, e com quatro pontos, terminou na primeira posição do triangular final. A decisão masculina, entre Vão do Moleque (Cavalcante) e Ana Laura (Piracanjuba), terminou empatada em 1 a 1. Nas penalidades, a equipe da casa venceu por 6 a 5.

Após defender uma penalidade, o goleiro Wellington “Amarelo”, de 28 anos, foi para a cobrança e garantiu a festa da torcida. “Dedico essa vitória à nossa comunidade Kalunga do Engenho, Vão do Moleque, que nos recebeu muito bem, e ao governador Caiado por ter proposto essa copa pra gente”, afirmou o atleta.

Os campeões regionais receberam materiais esportivos como premiação, enquanto os campeões da última etapa receberam como prêmios instrumentos musicais, como viola e berimbau, entre outros, com o objetivo de fomentar a cultura tradicional.

Fonte: Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel)

Fonte: Governo GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA