Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tocantins

Governo do Tocantins reúne pastas para discutir capacitação sobre nova lei de licitações

Publicado

em


Governo do Tocantins reúne pastas para discutir capacitação sobre nova lei de licitações

05/05/2021 – Gabriela Glória e Val Rodrigues/Governo do Tocantins

A nova Lei de Licitações e Contratos – Lei Federal nº 14.133 -, que entrou em vigor no início do último mês de abril, foi tema de reunião nessa terça-feira, 4, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO).

Participaram representantes de diversas pastas governamentais, em especial aquelas que dispõem de comissão especial de licitação, como as secretarias da Fazenda; da Saúde (SES); da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); e da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf). Estava ainda representada a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), órgão jurídico do Estado, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Secretaria de Parcerias e Investimentos  (SPI).  Também participou a Secretaria de Estado da Administração (Secad), órgão responsável pela formalização dos processos de compras corporativas e que conta com plataforma própria de cursos, a Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet), e, portanto, pode contribuir com a formação sobre a nova lei.

Os participantes colaboraram com a tomada de decisões quanto as estratégias a serem adotadas para a nova formação dos envolvidos nos processos licitatórios e contratos, na estrutura do Poder Executivo Estadual.  

Capacitação        
 
Uma das medidas apresentadas na reunião, pelo secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, é uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) para a capacitação do corpo técnico do Governo que atua nos processos que antecedem as licitações e as contratações.

Para isso, a CGE-TO irá oficiar todas as pastas a fim de que apresentem o quantitativo de pessoal das áreas envolvidas nesses processos.  “Obedecendo ao artigo 173 da nova lei, os tribunais de contas têm a obrigatoriedade de capacitar os servidores da administração pública por meio de cursos, seminários e congressos sobre essas contratações públicas, e por isso já estamos em conversação com o TCE-TO para firmamos essa parceria”, adiantou o gestor.

O gestor explicou ainda que embora a Controladoria já venha estudando a lei com seus servidores, essa parceria com o TCE-TO na formação é muito positiva, pois leva os envolvidos nos processos a atuarem de forma mais assertiva com as orientações do órgão  fiscalizador.      
 
Estudo
 

A atualização dos técnicos da CGE-TO sobre a nova lei iniciou na semana passada e encerrerá somente após a leitura e análise completa do documento.

O estudo é conduzido pela Superintendência de Gestão e Ações de Controle Interno da CGE-TO, por meio da plataforma Google Meet, sendo direcionada para os servidores de todos os setores da pasta. “Além desse estudo interno, a nossa equipe já vem participando de diversas capacitações sobre o assunto. Dessa forma, estaremos mais aptos a fornecer as orientações preliminares aos gestores dos demais órgãos e entidades da Administração Estadual antes da capacitação com o TCE”, destaca o superintendente Benedito Martiniano Costa Neto.

Nova Lei

A nova Lei de Licitações e Contratos veio para substituir a Lei de Licitações (8.666/93), a Lei do Pregão (10.520/02) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC – Lei 12.462/11). Os órgãos e entidades públicos federais, estaduais e municipais terão dois anos para optar entre utilizar as normas antigas ou a nova lei. Ao final do período, a nova legislação passará a ser obrigatória para todos.

Edição: Caroline Spricigo
 

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA