Tocantins

Governo do Tocantins realiza workshop on-line voltado aos produtores de fruticultura

Publicado

em


Governo do Tocantins realiza workshop on-line voltado aos produtores de fruticultura

04/02/2021 – Luzinete Bispo/Governo do Tocantins

Com o tema Comercialização e Promoção de Negócios Projeto São João, o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), promoverá neste sábado, 6, a partir das 16 horas e com participação gratuita, um workshop transmitido ao vivo pela plataforma MEET: http://meet.google.com/ywd-jfii-man.

O evento ocorrerá sob a coordenação da Fahma Planejamento e Engenharia Ltda e promoção do Governo do Tocantins, via Seinf e órgãos parceiros, como a Secretaria de Estad do Planejamento e Orçamento (Seplan) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

O Workshop On-line visa à capacitação dos irrigantes do Projeto Polo de Fruticultura Irrigada São João, no município de Porto Nacional. Já em fase de conclusão, as ações do contrato de Apoio à Comercialização, são frutos do contrato entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) sob a execução da Seinf.

Esse evento é parte integrante dos esforços do Governo do Tocantins no aprimoramento de ações que visam à operacionalização do perímetro público de irrigação, possibilitando aos irrigantes melhores condições para o desenvolvimento de suas atividades.

Segundo o superintendente de Irrigação e Drenagem, Marcus Carlos Costa Santos, “nesse tipo de evento, principalmente no período de pandemia que enfrentamos, damos condições para os irrigantes, não somente do Projeto São João, a participarem, adquirirem e agregarem conhecimento às suas atividades”, declara.

Além dos irrigantes do Projeto São João, foram convidados a participar os irrigantes do Projeto Manuel Alves, em Dianópolis e a área técnica da Seagro. O evento estará disponível para acesso através do link informado acima.

Programação

Logo na abertura, o consultor internacional em fruticultura, Francisco Ermelindo Rodrigues, desenvolverá o assunto Importância da Pós-colheira e possibilidades de mercado para o Projeto São João.

Outra oportunidade apresentada, via programação do workshop, a partir das 16h45 será a Cultura do coco: Da nutrição às tendências de mercado para o Estado do Tocantins. O tema será ministrado pelo consultor internacional na cultura do coco, Luiz Ângelo Mirisola Filho.

No horário das 17h25, o assunto é Processamento de Açaí: Do campo ao produto final. O desenvolvimento da palestra está a cargo do gerente industrial do Açaí Amazon Soul, Douglas W. Ferreira.

Na sequência da programação, a partir das 18 horas, a coordenação do evento abre espaço aos participantes para perguntas diretamente aos palestrantes.

Segundo a secretária de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Juliana Passarin, o Governo do Tocantins, com uma assistência técnica forte, possui uma média de produtividade elevada e com efetividade contra doenças na fruticultura. “Agora, devemos nortear os produtores para que possam ter acesso a novos mercados e novas tecnologias para comercialização de suas mercadorias, especialmente, nesse momento de fragilidade na economia”, esclarece a gestora.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Deputados aprovam diligência de matéria que doa computadores entregues pelo Governo aos alunos do ensino médio
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA