Geral

Governo do Tocantins realiza cursos da Inclusão Produtiva em Colinas e Maurilândia

Publicado

em

“Estou aqui para aprender bastante, pois quero sair daqui uma micro empreendedora excelente” afirmou Weslaine Saraiva Targino, que participa do curso da Inclusão Produtiva de  Pedicure e Manicure,  promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parcerias com as secretarias municipais de Assistência Social. A capacitação teve início na segunda-feira, 28, e prossegue até 4 de dezembro.

Lady Glaucy Candida Peres, que também participa da capacitação, destacou que os cursos são importantes para a geração de emprego e renda. ” Estou levando esses treinamentos para minha vida, para  trabalhar e ter meu próprio dinheiro”.

“Estou muito alegre em participar do curso de cabeleireiro, era a coisa que eu mais queria na minha vida”, declarou Francisca Mendes de Souza. ” Vou iniciar como voluntária, treinar bastante, e depois ganhar dinheiro com a profissão”, afirmou.     

Já Wedilayne Saraiva Targino, 20 anos, dois filhos, participa do curso de designer em sobrancelhas ” Venho para o curso debaixo de sol e de chuva. Estou focada mesmo para aprender, porque quero ser uma excelente profissional e futuramente quero exercer essa profissão”.

Os cursos são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda. A proposta é promover a inserção no mercado de trabalho e melhoria da renda das famílias em situação de vulnerabilidade.

READ  Governo unido para enfrentar atual momento da pandemia de Covid-19

Em Colinas, os cursos ofertados são nas áreas de artesanato e beleza com capacitações em designer de sobrancelhas e manicure e pedicure.

Maurilândia

No município de Maurilândia serão ministrados, entre os dias 5 a 10 de dezembro, cursos nas áreas de customização em sandálias, decoupage em vidros, designer em sobrancelhas e maquiagem.

“Durante a execução das capacitações  de inclusão produtiva  os cursistas recebem certificados de participação, informou Valter Frota Martins.

De outubro a novembro de 2022 já foram atendidos seis municípios: Cristalândia, Palmeirópolis, Nova Rosalândia, Babaçulandia, Araguacema e Araguatins.

De janeiro a novembro de 2022, um total de 1.057 pessoas participaram das capacitações. “A expectativa é gerar 311 empregos diretos e 622 indiretos, em 12 meses”, informou o gerente da Inclusão Produtiva, Valter Frota Martins.  

Cursos da Inclusão Produtiva

No momento, a oferta de cursos  disponibilizados pela Setas são os seguintes: beleza e cuidados pessoais: cabeleireiro, barbeiro, designer de sobrancelhas e maquiagem, manicure e pedicure e depilação. No setor de alimentação: panificação, confeitaria, doces e  compotas. Artesanato: chita chique, decoupage em vidros, customização em chinelos, pintura em tecido, pesos de porta e bonecas e no setor de vestuário: básico em corte e costura.

READ  Ônibus circulam com novos horários em cinco cidades - Agência Brasília

Capacitações

Os cursos da Inclusão Produtiva são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda, como Auxilio Brasil, Benefício de Prestação Continuada e demais programas afins. “E importante ressaltar que é necessário que os cursistas estejam inscritos no Cadastro Único”, informou Valter Frota Martins. 

As capacitações ocorrem de segunda a sexta-feira, nos horários de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, com aulas teóricas e práticas, totalizando 40 horas.

Inclusão Produtiva

O Governo do Tocantins desenvolve programas para inclusão produtiva, fomento, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias, por meio do Programa de Inclusão Produtiva. 

O programa funciona como estratégia de desenvolvimento social, com diversos cursos de capacitação profissional, objetivando o fortalecimento da área de Inclusão Produtiva urbana e rural, os quais promovem a autonomia das famílias, em situação de vulnerabilidade, que são beneficiadas com os programas de transferência de rendas.

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA