Geral

Governo do Tocantins inicia distribuição de 2.500 kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), está realizando a distribuição de 2.500 kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade. As entregas estão sendo coordenadas pela Diretoria de Direitos Humanos, por meio da Gerência de Políticas e Proteção às Mulheres. Nessa segunda-feira, 31, custodiadas da Unidade Penal Feminina de Palmas receberam as doações.

“Estes kits [de higiene] que vieram a partir de emenda parlamentar são voltados para mulheres vulneráveis. Sabemos a necessidade delas e o quanto a higiene pessoal e íntima é essencial e, às vezes, as pessoas não têm condição de comprar esses itens, por isso estamos fazendo essa ação no Estado”, destacou a diretora de Direitos Humanos da Seciju, Érika Ávila.

Doação e distribuição dos kits

A gerente de Políticas e Proteção às Mulheres, Flávia Laís Munhoz, explicou como os kits foram viabilizados. “Os 2.500 kits estão sendo entregues para mulheres em 12 municípios do Tocantins e são provenientes de uma emenda parlamentar disponibilizada pela deputada estadual Vanda Monteiro. Por meio de um Termo de Cooperação com a Seciju, ficamos responsáveis pela distribuição dos produtos”, pontuou.

READ  EDIÇÃO 4696

Os kits são compostos por escova de dente, pasta de dente, sabonete, absorvente noturno e diurno. No dia 20 de outubro, os primeiros 54 kits foram entregues para mulheres em situação de vulnerabilidade no bairro Jardim Taquari, em Palmas. A distribuição contou com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região.

Os municípios de Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Chapada de Natividade, Lizarda, Miranorte e Santa Tereza também já receberam os materiais de higiene e, conforme o cronograma elaborado pela Gerência da Seciju, em breve ocorrerá a entrega nas cidades de Araguacema, Colinas do Tocantins, Itaguatins, Lagoa do Tocantins e Monte Santo.

Entrega para custodiadas da UPF de Palmas

A custodiada F.S.S., de 32 anos, foi uma das 34 mulheres privadas de liberdade da Unidade Penal Feminina de Palmas beneficiadas com a doação. “Estou feliz, porque trouxeram absorvente noturno e a escova de dente é melhor, os produtos são melhores do que os que nossas famílias conseguem trazer”, afirmou.

READ  Governo autoriza restauração e ampliação do Gustav Ritter

A chefe da Unidade Penal Feminina de Palmas, Lilian Moreira, ressaltou que a entrega beneficia de várias formas as mulheres privadas de liberdade. “Além do bem estar material e os benefícios para a higiene íntima, há o afago emocional, porque quando elas percebem que há pessoas que as enxergam lá de fora, elas se sentem vistas e lembradas. Chegando o fim de ano, elas já ficam mais emotivas”, contou.

Os kits são compostos por escova de dente, pasta de dente, sabonete, absorvente noturno e diurno – João Pedro Gomes/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA