Geral

Com apoio da Educação Especial, estudante com síndrome de Irlen passa em 1° lugar em vestibular de medicina veterinária

Publicado

em

O estudante do 3° ano do Ensino Médio Ali Bucar, de 16 anos, que estuda na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, tem sido auxiliado pela Sala de Recursos Multifuncionais desde o seu ingresso na unidade escolar, em 2020. Com o apoio da Educação Especial, ele conquistou o 1° lugar no curso de medicina veterinária, em uma universidade de Palmas, na sua primeira experiência no vestibular.

O estudante tem síndrome de Irlen, uma doença rara que causa dificuldade de leitura e aprendizado devido à sensibilidade extrema a certas ondas de luz, associada ainda à dislexia, à fotofobia e disortoepia.

Ali Bucar acredita que, sem o apoio eficaz da sala de recursos, seria difícil acompanhar as atividades escolares do dia a dia e conquistar o 1° lugar no processo seletivo. “Estudei em escolas particulares antes de vir pra cá, mas só aqui no Elizângela tive acompanhamento integral e adequado às minhas necessidades. Mesmo durante a pandemia, pude sentir meu progresso. Sei que preciso da professora auxiliar, o que tem sido essencial para mim, mas procuro também me esforçar e fazer minhas atividades sozinho. Não posso ser dependente pra sempre, quero superar minhas dificuldades e vencer desafios”, enfatiza.

Segundo a coordenadora da Sala de Recursos Multifuncionais, professora Thelma de Sousa Macedo, a inteligência, a interação e a desenvoltura da oratória do estudante impressionam. “Ali é muito comunicativo e participativo. Ao identificar sua grande capacidade oral, foi possível direcionar e adequar as metodologias de ensino para esta habilidade que ele possui, a exemplo disto, as provas para ele passaram a ser orais. Além disso, a professora auxiliar Débora Hely Santos, que o acompanha desde o início do ensino médio, tem percebido progressos importantes que o fazem ultrapassar os obstáculos da vida estudantil com equidade, foco e, principalmente, autonomia”, destaca.

READ  Edição 3500

A mãe do estudante, Jasmina Lustosa Bucar, relata ter sido aconselhada por uma neuropedagoga especializada na área, a matricular seu filho na Escola Estadual Elizângela Glória e que se surpreendeu positivamente com a metodologia. “Só aqui encontrei um corpo docente especializado para lidar com as necessidades especiais do meu filho. São profissionais verdadeiramente dedicados e dispostos a ensiná-lo a lidar com suas dificuldades com autonomia. Hoje, comemoramos juntos essa conquista”, informa.

Conforme o gestor da escola, José Antônio Aguiar Gama, para a comunidade escolar é uma satisfação ter Ali Bucar entre os estudantes da unidade escolar. “Este resultado é, com certeza, um retorno à sociedade do compromisso que fizemos de oferecer à população, educação de qualidade”.

Sala de Recursos

As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado. O objetivo é prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular.

READ  Edição 3264

Em atendimento à política da promoção da inclusão a partir de práticas educacionais, a Secretaria de Estado da Educação atende, atualmente, 7.129 alunos portadores de transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. Nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), os estudantes têm acesso a toda a estrutura necessária oferecida pela educação especial.

Na rede estadual de ensino, estão em funcionamento 828 turmas de salas de recursos em 244 unidades escolares regulares e especiais, presentes nas 13 Diretorias Regionais de Educação do Estado (DREs).

Estudante Ali Bucar passou em primeiro lugar no vestibular para medicina veterinária – Mateus Oliveira/Governo do Tocantins

Mãe do estudante, Jasmine Lustosa, prestigia a conquista do filho e o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar – Mateus Oliveira/Governo do Tocantins

Equipe multidisciplinar da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas – Mateus Oliveira/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA