Goiás

Governo de Goiás discute rota do alimento seguro no Estado

Publicado

em


“Alimentos seguros são a base da saúde da população”. A afirmação é do vice-governador Lincoln Tejota, que se reuniu nesta terça-feira (6/4) por videoconferência com o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado Neto. A reunião teve por  objetivo alinhar estratégias relacionadas ao projeto Agroativo, que envolve duas grandes entregas do Governo de Goiás. Equipe da Agrodefesa e membros da coordenação do Programa Goiás de Resultados participaram do encontro.

Lincoln Tejota explicou que a primeira das entregas programadas é a conclusão de um software revolucionário, voltado para o desenvolvimento de ações de fiscalização, educação sanitária, capacitação, divulgação e repasse de conhecimentos técnicos sobre a utilização segura e eficaz de agrotóxicos. E a segunda é o Mapa do Agrotóxico, que, por meio de visitas técnicas, identifica produtores que já aderiram às boas práticas agrícolas para, na sequência, criar a rota do alimento seguro no Estado de Goiás. 

“Recebemos essa incumbência do governador Ronaldo Caiado, para  promover ferramentas que permitam fazermos nosso papel regulador ao mesmo tempo em que apoiamos a comunidade a se alimentar corretamente”, disse o vice-governador. Ele lembrou que todos os participante da reunião compartilham do sentimento de que o poder público não assume, com isso, uma postura punitiva. Ao contrário. O Estado demonstra disposição para apoiar os bons produtores, seja por meio de linhas de créditos com menores taxas de juros, seja por outros incentivos e benefícios. 

READ  Incentivo à exportação: Governo de Goiás quer participação da ApexBrasil em feira de agronegócio

Madson Ribeiro, membro do Comitê Gestor do Programa Goiás de Resultados (GR), destacou que, para definição de métodos de incentivos, o Governo pode utilizar, por exemplo, a base de dados da Ceasa ou da GoiásFomento. O Major PM Silvio Júnior, integrante do GR que acompanha os projetos da Agrodefesa, concorda com Lincoln Tejota, ao ressaltar que o intuito desse trabalho é estimular o cumprimento das normas para o emprego de agrotóxicos, possibilitando a produção de alimentos com qualidade, procedência e respeito à saúde dos consumidores.  Em nome de todos os servidores da Agrodefesa, o presidente José Essado Neto se comprometeu a ampliar forças para que a sociedade reconheça a importância de entregas tão revolucionárias. “Essa é uma ótima oportunidade para figurarmos como referências nacionais no uso de tecnologias para o controle de defensivos agrícolas e para uma produção de itens alimentícios de alta qualidade”, ressaltou.

Também marcaram presença no encontro on-line, o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho; o fiscal agropecuário e ponto focal do GR, Fabiano Sousa Vargas; o engenheiro agrônomo e líder de Resultados do GR, Rodrigo Lousa Baiocchi; e o diretor de Gestão Integrada, Aníbal Coelho Lima.

READ  Caiado vai às lágrimas ao falar da saída de Iris da vida pública: "Sentimento de saudade já está batendo forte"
Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA