Search
Close this search box.

Geral

Governador Wanderlei Barbosa anuncia novo concurso para PM e criação de novas unidades policiais durante formatura de 958 militares

Publicado

em

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou que a partir de agora todos os municípios tocantinenses vão contar com policiamento ostensivo para garantir a segurança da população e anunciou novo concurso da Polícia Militar do Tocantins. O anúncio foi feito nessa quinta-feira, 19, durante a solenidade de formatura do Curso de Formação de Praças, na Praça dos Girassóis. Com a conclusão do curso, 958 policiais vão reforçar os quadros da Polícia Militar e, automaticamente, reforçar a segurança em todo o Tocantins.

O reforço das forças de segurança do Estado era um compromisso do governador Wanderlei Barbosa. Já o novo concurso da corporação vai destinar 50 vagas para oficiais e 600 vagas para praças.

 O Curso de Formação de Praças foi realizado nas modalidades educacionais com instruções presenciais e a distância, distribuídos em quatorze cidades polos e vinte e 25 turmas, em todas as regiões do Estado.

 A formação teve duração de dez meses e carga horária de 1064 horas/aulas, sendo que o militar foi certificado com diploma de nível superior ‘Tecnólogo em Segurança Pública’. Este curso somente se tornou viável pela parceria entre a PM do Tocantins e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), por meio de suas plataformas e sistemas, que viabilizou a padronização de instruções em todos os polos. Inicialmente contou com a inclusão de 1.000 alunos, tendo ao final concluído 958 formandos.

Durante a cerimônia o governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a formatura constituiu um momento de alegria para os formandos e para a população tocantinense, que a partir de agora passa a ser melhor servida. “Nós vamos levar mais policiais com viaturas, armamento e equipamentos de segurança para proteger a população do nosso Estado”, afirmou o Governador.  

 Concurso

O governador Wanderlei Barbosa anunciou e assinou a autorização para a realização de concurso público para a Polícia Militar. Ao todo serão abertas 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais e 600 para o Curso de Formação de Praças. O Governador explicou que o novo concurso vai suprir o lugar dos policiais que vão para a reserva. “Abrimos um novo concurso e vamos analisar juridicamente se temos condições de chamar o cadastro de reserva do atual concurso”, frisou.

Na ocasião também foi lançado o programa ‘Tô mais Seguro’, que visa fortalecer as atividades de policiamento ostensivo executado pela Polícia Militar. O programa envolve efetivo, qualificação e logística.

 Unidades Militares

O Governador assinou o Decreto nº 6.564, que cria cinco unidades policiais. Pelo Decreto são criados na estrutura da PM o 10º BPM, com sede administrativa em Arraias; 11º Batalhão de Polícia Militar, em Dianópolis; 12º Batalhão de Polícia Militar, com sede administrativa em Taguatinga; 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional; 2ª Companhia Independente de Polícia Milita, em Xambioá; e a 7 ª Companhia Independente de Polícia Militar de Alvorada.

READ  EDIÇÃO 4754

 Como forma de aparelhar e fortalecer as ações da corporação em todo o Estado, o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do vice-governador Laurez Moreira, do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, fez a entrega simbólica ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, do ‘Kit Destacamento’, que faz parte da reativação do policiamento nos 139 municípios tocantinenses. Foram disponibilizados uma viatura com policial com tecnologia embargada (PM Mobile); um smartphone com chip de internet; um rádio comunicador digital; uma espingarda calibre 12; um computador; uma impressora térmica, coletes balísticos, pistolas calibre .40.

 Outro momento importante para a tropa foi a assinatura de promoções no quadro de praças policiais militares para soldados pelo critério de antiguidade. A partir do ato, as promoções serão publicadas no Diário Oficial do Estado, e automaticamente, incluídas na folha de pagamento.

 O governador Wanderlei Barbosa também destacou o fim das graduações de soldados de primeira e segunda classe no quadro dos policiais militares e bombeiros militares. Com a extinção, foi retomada a forma única de designação, Soldado. A alteração também unifica o subsídio, considerando o maior valor. “Acabamos com o soldado de segunda classe. São doze graduações que eles terão. Não queremos que esses profissionais que estão entrando passem pelo mesmo sofrimento daqueles que entraram na década de 90”, disse.

 Por sua vez, o vice-governador Laurez Moreira destacou a importância da formatura, que vai permitir reforçar a segurança pública, principalmente nos municípios que até então não contavam com policiamento ostensivo. “É uma grande alegria para o estado, para o nosso povo, para a segurança pública do nosso Tocantins. São mais 900 soldados que irão reforçar a nossa segurança. Todos os municípios tocantinenses serão beneficiados com policiamento de alta qualidade”, comentou.

 O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, afirmou que a conclusão desses cursos vai permitir levar aos menores municípios do Estado, no mínimo seis policiais. “É um passo importante para que a gente possa dar sequência ao planejamento, com uma Polícia Militar mais eficiente e prestando um serviço de excelência à comunidade tocantinense, dentro da nossa perspectiva de fortalecer o efetivo com qualificação e logística”, pontuou o comandante salientando ainda o nível dos formando, que segundo disse 66% contam com curso superior e que com a parceria com o IFTO 100% terão o terceiro grau.

READ  É na escola que tudo se transforma, com aprendizado dinâmico

 “Quero parabenizar o governador Wanderlei Barbosa pelo desprendimento em realizar esse curso e fortalecer a segurança do nosso Tocantins e também para acabar com o soldado de segunda classe”, reagiu o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade, ao destacar a importância de todos os municípios passarem a contar com policiamento ostensivo.

 Presenças

A solenidade contou também com a presença de deputados federais, estaduais, do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, prefeitos, representantes da Defensoria Pública, da Procuradoria Geral de Justiça, reitores da Unitins, IFTO, representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, secretários de Estado e outras autoridades. 

Formação inicialmente contou com a inclusão de 1.000 alunos, tendo ao final concluído 958 formandos – Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Curso de Formação de Praças foi realizado nas modalidades educacionais com instruções presenciais e a distância, distribuídos em quatorze cidades polos e vinte e 25 turmas, em todas as regiões do Estado – Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, afirmou que a conclusão desses cursos vai permitir levar aos menores municípios do Estado, no mínimo seis policiais – Esequias Araujo/governo do Tocantins

Formação teve duração de dez meses e carga horária de 1064 horas/aulas, sendo que o militar foi certificado com diploma de nível superior ‘Tecnólogo em Segurança Pública’ – Esequias Araujo/Governo do Tocantins

Como forma de aparelhar e fortalecer as ações da corporação em todo o Estado, o governador Wanderlei Barbosa fez a entrega simbólica ao do ‘Kit Destacamento’ – Antonio Goncalves/Governo do Tocantins

Reforço das forças de segurança do Estado era um compromisso do governador Wanderlei Barbosa – Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Durante a cerimônia o governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a formatura constituiu um momento de alegria para os formandos e para a população tocantinense – Esequias Araujo/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA