Goiás

Goiás de Resultados e OVG lançam curso para detentas de Araçu

Publicado

em


A Unidade Prisional Regional Feminina de Araçu deu início ao Curso de Capacitação de Reeducandas, na modalidade corte e costura, para oito das 37 mulheres encarceradas no local. A seleção foi feita a partir de critérios biopsicossociais, em que foram consideradas informações como tempo de cumprimento da pena e periculosidade. Essa é mais uma ação do programa Goiás de Resultados, coordenado pela Vice-Governadoria do Estado, que, entre suas metas prioritárias, visa a ressocialização de detentos do Sistema Prisional. Parceira da ação, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é responsável por ministrar o curso, além de oferecer todo o maquinário utilizado para a confecção das peças. 

“Não apresentamos só uma alternativa que resulta em remição de pena e remuneração pelo trabalho exercido, como prevê a Lei de Execução Penal. Oferecemos também uma oportunidade de profissionalização para essas mulheres e de colaboração nos trabalhos de assistência social do Estado, já que serão confeccionados enxovais de recém-nascidos que se encontram em condição de vulnerabilidade”, destaca o vice-governador Lincoln Tejota. 

READ  Goiás tem 7.295 mortes e 340.110 infectados

A atividade foi possível graças à parceria firmada entre a OVG e a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio da Gerência de Produção Agroindustrial (GPAI), que pertence à Superintendência de Reintegração Social e Cidadania (SUPRESC).

Para que possam fazer parte do projeto, as detentas precisam passar por um curso de capacitação ministrado pela Organização. Por meio deste curso, além de contribuírem com a confecção dos enxovais, essas mulheres poderão aprender uma profissão. De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, o objetivo principal da parceria com o programa é possibilitar a reinserção social das detentas após o cumprimento da pena. “Com essa parceria, além de levarmos dignidade a tantas famílias por meio desse kit de enxoval, que terá um reforço na produção, nós possibilitamos também a ressocialização dessas mulheres por meio da capacitação profissional. É importante darmos a oportunidade de uma profissão para elas no futuro. Com esse projeto elas se tornarão costureiras e poderão seguir em frente quando estiverem em liberdade”, comenta Adryanna.

READ  Governadoria quer conceder crédito para servidores do Sistema Socioeducativo de Goiás

No Estado

De um total de 920 detentas lotadas em todo o Estado, 278 atuam em diversas oficinas de artesanato, corte e costura e atividades fabris. “O número de participantes só tem crescido, após a implantação das orientações do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), cujo objetivo é oferecer condições reais de reeducação e recuperação da população carcerária para a vida em sociedade”, ressalta o vice-governador.

Ele também faz questão de lembrar que, há cerca de um ano, o Estado abandonou o modelo de estabelecimento penal misto, que custodiava homens e mulheres, para lançar as unidades exclusivas para cada gênero e que a UPR de Araçu é o oitavo estabelecimento penal regional feminino a entrar em funcionamento em Goiás. “Estamos fazendo o nosso dever de casa, o que só colabora para a construção de uma realidade cada vez melhor quando o assunto é segurança pública”, comenta.

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA