Geral

Goiânia realiza mais de 80 mil atendimentos em unidades de urgência e emergência em novembro

Publicado

em

 

 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, no decorrer do mês de novembro, um total de 80.200 atendimentos em suas 13 unidades especializadas em urgência e emergência. Estas incluem os Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), Centro Integrado de Atenção Médico-Sanitário (Ciams), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e o Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof).

Essas unidades, distribuídas estrategicamente pelos sete Distritos Sanitários da cidade, contam com equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem, biomédicos, farmacêuticos, administrativos, entre outros profissionais. O titular da SMS, Wilson Pollara, explica a política adotada pela atual gestão em prol de um atendimento de qualidade à população. “Esse número reflete a política de descentralização do atendimento de urgência e emergência, alinhada com o que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e realizada conforme classificação de triagem”, pontua.

Dos 80.200 atendimentos, 65.654 foram realizados por médicos generalistas, presentes em 12 unidades, incluindo Cais Amendoeiras, Campinas, Vila Nova, Bairro Goiá, Finsocial, Ciams Novo Horizonte, Urias Magalhães, UPAs Jardim Novo Mundo, Dr. Paulo de Siqueira Garcia (Chácara do Governador), João Batista de Sousa Júnior (Itaipú), Maria Pires Perillo (Noroeste) e Dr. Domingos Viggiano (Jardim América).

A pediatria, após um processo de descentralização, registrou 7.311 atendimentos em quatro unidades de saúde, duas delas com funcionamento 24 horas por dia. São elas: o Cais de Campinas e a UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia, na Chácara do Governador. Além delas, duas UPAs mantêm o atendimento pediátrico todos os dias da semana, das 7h às 19h. São elas: a UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior, no Residencial Itaipú, e UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I.

Já os 7.235 atendimentos ortopédicos ocorreram nas UPAs Dr. João Batista de Sousa Júnior e Maria Pires Perillo, além do Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof).

Quando procurar o pronto-socorro

É crucial que a população esteja ciente de quando procurar o pronto-socorro, ressalta a SMS, ao enfatizar que mais de 70% das visitas poderiam ser evitadas ou direcionadas para as unidades de Atenção Primária em Saúde. “Casos como febre com picos acima de 39°C, doenças cardiovasculares, oscilação de pressão arterial, síndromes respiratórias, alergias, desconfortos estomacais, fraturas e vítimas de acidentes são situações que requerem atenção de urgência e emergência”, enumera Pollara.

Atenção Primária

Goiânia conta com 75 unidades de Atenção Primária, integradas à Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo 54 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 21 Centros de Saúde (CSs), que oferecem atendimentos ambulatoriais de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os agendamentos ambulatoriais para especialidades como pediatria, clínico geral, ginecologia/obstetrícia e generalistas podem ser feitos gratuitamente através do Teleconsulta, pelo número 0800 646 1560, que opera todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Além disso, é possível agendar atendimentos pediátricos pelo WhatsApp (62) 3524-6305 ou pelo aplicativo Saúde Fácil, disponível para sistemas Android e iOS.

Foto: SMS

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA