Assistência

Goiânia disponibiliza programas sociais a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), trabalha na inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social em programas e projetos sociais, atendimento multiprofissional e convivência social saudável.

Quinze Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e onze Núcleos de Assistência Social (NAS) ofertam atividades e eventos à comunidade, além de acesso a programas como Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Cadastro Único (CAD-Único); Criança Feliz; Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho; encaminhamento ao Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica em parceria com a Equatorial Energia; ID Jovem, Programa de Moradia Casa da Gente, Projeto Guarda-Mirim, dentre outros.

Os NAS são unidades de apoio dos Cras e possuem equipes multiprofissionais para atender a comunidade, dentre elas, assistentes sociais e psicólogos. O objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de problemas de origem socioeconômica, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. As equipes buscam incentivar o desenvolvimento da autoestima e da autonomia econômica da família como núcleo de formação de valores e virtudes.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Maria Yvelônia, essas unidades são fundamentais para garantia dos direitos socioassistenciais: “São locais públicos, situados em áreas de maior vulnerabilidade e possibilitam fortalecer a convivência com a família e com a comunidade”, reforça.

Atividades desenvolvidas

Nas unidades estão disponíveis rodas de conversas, palestras com diversos profissionais, leitura infantil, oficinas de artesanato, pintura, crochê, ponto-cruz; bingos, lanches interativos, práticas esportivas, sociabilização e recreação variadas.

Na última semana, por exemplo, o Cras Vila Isaura disponibilizou oficina voltada à inclusão digital em redes sociais para idosos e prevenção contra golpes online. O evento foi conduzido pelo educador social Sérgio Eduardo Oliveira e pela psicóloga Laura Ferreira de Sousa. Já o Cras Colorado promoveu aulas de alongamento, roda de conversa com foco na saúde da melhor idade e café da manhã com diversas atividades recreativas.

Paralelamente, no Cras do Pedro Ludovico, pessoas a partir de 60 anos podem participar de exercícios físicos e relaxamento, além de dança, conversas e bingo. No Cras Floresta, é possível participar de aulas de pilates, e no Cras Novo Mundo a comunidade pode ter aulas de hidroginástica, dentre outros.

Artesanato e pintura em tela são exemplos de atividades desenvolvidas no NAS Aroeira. A Equipe do NAS Novo Horizonte trabalhou a conscientização de diabetes e doses da vacina contra o Coronavírus foram disponibilizadas.

Unidades de Cras existentes na capital

Baliza – Rua BL-11, Conjunto Baliza

Canaã – Rua Langendofer, Vila Nova Canaã

Capuava – Rua Borba Gato, Bairro Capuava

Cerrado – Rua Flor da Noite, Jardim Cerrado III

Curitiba – Avenida JC-22, Jardim Curitiba II

Floresta – Avenida da Conquista, Bairro Floresta

Isaura – Rua 09, Vila Isaura

Novo Mundo – Praça Washington Luiz, Jardim Novo Mundo

Colorado/Primavera – Avenida do Contorno, Jardim Colorado

Real Conquista – Rua RC-10, APM 10, Residencial Real Conquista

Recanto das Minas Gerais – Rua SR-01, Chácara 07, Recanto das Minas Gerais

Recanto do Bosque – Rua RB-20, APM 26, Residencial Recanto do Bosque

Redenção – Rua R-07, esquina com Alameda Jardim Botânico, Vila Redenção

União – Rua U-47, Vila União

Vera Cruz – Avenida Leopoldo de Bulhões, Conjunto Vera Cruz II

Unidades de NAS em Goiânia

Aroeiras – Avenida das Aroeiras, Jardim das Aroeiras

Aruanã – Rua AP-04, Conjunto Residencial Aruanã II

Esplanada dos Anicuns – Rua São Gotardo – setor Esplanada dos Anicuns

Finsocial – Rua VF-42, Praça 31, Vila Finsocial

Goiá – Rua Padre Benedito Dias, Bairro Goiá

Guanabara – Rua GB-19, Jardim Guanabara II

Novo Horizonte – Avenida Maurício Gomes, Vila Novo Horizonte

Oriente Ville – Rua Dr. Ronan Rodrigues Silva, setor Oriente Ville

Parque Atheneu – Rua 2012, Parque Atheneu

Pedro Ludovico – Praça Central, setor Pedro Ludovico

Santo Afonso – Rua Princesa Isabel, Vila Aurora Oeste

 

Fotos: Sedhs

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA