Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Gestão Lula muda onze militares na Vice-Presidência e GSI

Publicado

em

O presidente expressou desconfiança com militares após ataques antidemocráticos em 8 de janeiro

As trocas de militares na estrutura do Governo Federal continuam, ontem, 11 oficiais foram dispensados da Vice-Presidência da República e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Nove das dispensas assinadas pelo chefe de Gabinete da Vice-Presidência, Pedro Henrique Giocondo Guerra, são referentes a militares alocados nas áreas de Administração e Finanças, Assessoria Militar, Diretoria de Administração, além de ajudantes de ordem.

Já o diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva do GSI, Leonardo Pinheiro Rua, assina outras duas dispensas militares da área de Eventos, Viagens e Cerimonial, incluindo Gestão.

As mudanças vêm na esteira de outras trocas de militares no Executivo, depois dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que culminaram com a depredação dos prédios – sede dos Três Poderes.

Por conta dos episódios de vandalismo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a expressar desconfiança em relação a militares que ainda estavam na estrutura do governo, mas que haviam sido nomeados na gestão Jair Bolsonaro (PL).

Com isso, no sábado (21), houve a troca do comandante do Exército. O general Julio Cesar Arruda deixou o cargo depois que resistiu ao afastamento do tenente-coronel Mauro Cid, de posto militar em Goiás. Cid foi ajudante de ordem de Bolsonaro, e está sendo investigado em dois inquéritos que miram o ex-presidente brasileiro.

No lugar de Arruda, ascendeu o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, que barrou a designação de Cid para a chefia do 1º Batalhão de Ações e Comandos. Ainda na terça-feira, 24, foi oficializada a substituição do secretário-executivo do GSI. A nomeação de Ricardo Nigri, número 2 da pasta, foi assinada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

Portal CNN

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA