Geral

Gestão Lula muda onze militares na Vice-Presidência e GSI

Publicado

em

O presidente expressou desconfiança com militares após ataques antidemocráticos em 8 de janeiro

As trocas de militares na estrutura do Governo Federal continuam, ontem, 11 oficiais foram dispensados da Vice-Presidência da República e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Nove das dispensas assinadas pelo chefe de Gabinete da Vice-Presidência, Pedro Henrique Giocondo Guerra, são referentes a militares alocados nas áreas de Administração e Finanças, Assessoria Militar, Diretoria de Administração, além de ajudantes de ordem.

Já o diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva do GSI, Leonardo Pinheiro Rua, assina outras duas dispensas militares da área de Eventos, Viagens e Cerimonial, incluindo Gestão.

As mudanças vêm na esteira de outras trocas de militares no Executivo, depois dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que culminaram com a depredação dos prédios – sede dos Três Poderes.

Por conta dos episódios de vandalismo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a expressar desconfiança em relação a militares que ainda estavam na estrutura do governo, mas que haviam sido nomeados na gestão Jair Bolsonaro (PL).

Com isso, no sábado (21), houve a troca do comandante do Exército. O general Julio Cesar Arruda deixou o cargo depois que resistiu ao afastamento do tenente-coronel Mauro Cid, de posto militar em Goiás. Cid foi ajudante de ordem de Bolsonaro, e está sendo investigado em dois inquéritos que miram o ex-presidente brasileiro.

No lugar de Arruda, ascendeu o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, que barrou a designação de Cid para a chefia do 1º Batalhão de Ações e Comandos. Ainda na terça-feira, 24, foi oficializada a substituição do secretário-executivo do GSI. A nomeação de Ricardo Nigri, número 2 da pasta, foi assinada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

Portal CNN

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA