menu
Tocantins está entre os estados que mais avançam em área plantada de grãos do país

Tocantins está entre os estados que mais avançam em área plantada de grãos do país

Tocantins está entre os estados que mais avançam em área plantada de grãos do país

O Tocantins desponta no desenvolvimento na produção agrícola, firmando como um dos estados que mais crescem em área plantada no cultivo de grãos do país. De acordo com o 3° levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), avaliando o volume de área plantada (hectares) para grãos, o Estado está na 5ª posição, com expansão de aproximadamente 150 mil hectares, tendo a sua frente, Mato Grosso, 1,124; Mato Grosso do Sul, com 216 mil hectares; Paraná, com 170 mil hectares; e Minas Gerais, 157 mil hectares plantados.

De acordo com informações levantadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a soja é o principal ativo das comodities cultivadas no Tocantins, tendo seu plantio concluído em mais um ano de crescimento de área plantada e alcançando cerca de 9,3% a mais em relação à safra anterior, inclusive acima da média nacional que é de 4,7%.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, professor Thadeu Teixeira Júnior, a estimativa é de que a produção de soja ultrapasse pela primeira vez os 4 milhões de toneladas do grão, estando o Estado na 9ª posição, aproximando-se do estado de São Paulo, o oitavo maior produtor.

“Com a ampliação do período do fenômeno La Nina, que proporciona na grande maioria das vezes bons volumes de chuvas para a região Norte do Brasil, as condições climáticas devem permanecer favoráveis no Tocantins, deixando nossos produtores mais otimistas para excelentes rendimentos da soja”, destacou Thadeu Teixeira Júnior.

Info Tempo

O engenheiro lembra ainda que os produtores tocantinenses podem consultar as informações climáticas baixando o aplicativo Info Tempo Tocantins. Lá, é possível acessar informações de disponibilidade de água, manejo do solo, precipitação, temperatura média e boletim do tempo semanal, entre outras informações.

Fonte: Governo TO

Facebook