Técnicos do Tocantins participam do treinamento EpiSUS do Ministério da Saúde
Técnicos do Tocantins participam do treinamento em serviço para qualificação em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) Fundamental do Ministério da Saúde (MS). O treinamento ocorrem em duas etapas sendo, nessa quinta, 3, e na sexta-feira, 4, a formação de tutores; e na semana de 7 a 11 de agosto o treinamento para técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O curso é uma modalidade de treinamento em serviço, com predominância nas atividades práticas do raciocínio epidemiológico, análise de dados, detecção e resposta aos eventos de saúde pública, além da comunicação em saúde.
“A finalidade do curso é fortalecer a preparação, vigilância e respostas as potenciais emergências de saúde pública no âmbito do SUS, de maneira transversal nas áreas das doenças transmissíveis, crônicas, acidentes, violências, desastres, saúde ambiental e do trabalhador e da trabalhadora além de outras situações que possam ser potenciais ameaças à saúde pública”, frisou a responsável técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-TO, Arlete Lopes Otoni.
Municípios atendidos
Posteriormente, os técnicos da SVS da SES-TO terão como proposta a qualificação das equipes municipais em investigação de campo, com a estratégia de descentralização do processo de formação, iniciativa esta que será monitorada pelo Ministério da Saúde.
O Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo foi criado com intuito de fortalecer a capacidade dos países em vigilância, epidemiologia e resposta aos eventos de interesse em saúde pública. O curso é em consonância com a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções de Saúde Pública (Tephinet, sigla em inglês), baseados na experiência prática.
EpiSUS
O projeto tem o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da vigilância em saúde do SUS, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública.
O programa é de responsabilidade da Coordenação de Gestão de Risco das Emergências em Saúde Pública, do Departamento de Emergências em Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde.
Foto: SES
Facebook