O programa Tarifa Zero, que garante gratuidade no transporte público municipal de Luziânia, alcançou, nesta semana, a marca de cinco milhões de passagens emitidas. O projeto, implementado em novembro de 2023 pelo prefeito Diego Sorgatto (União Brasil), registrou um aumento de 355% no número de passageiros desde seu lançamento.
Luziânia é atualmente o único município do Entorno do Distrito Federal a adotar o sistema de transporte gratuito. Desde a inauguração do programa, a frota de ônibus foi ampliada de 18 para 24 linhas, incluindo o atendimento às áreas rurais. O número de usuários diários também cresceu de forma significativa, saltando de 4,5 mil para cerca de 17 mil passageiros.
“Atingimos mais de 5 milhões de viagens gratuitas através do maior programa de mobilidade urbana do centro-oeste, que já é referência para o Brasil”, comemorou o prefeito Diego Sorgatto.
IMPACTO ECONÔMICO LOCAL
Além de facilitar a mobilidade urbana, o programa Tarifa Zero gerou impactos positivos na economia de Luziânia. Desde sua implementação, o comércio varejista local apresentou um crescimento de 36%, com um aumento de R$ 25 milhões em circulação na economia da cidade.
“O dinheiro economizado na tarifa está sendo injetado no comércio local. Com mais pessoas circulando, há um impacto direto nas vendas e na geração de empregos, fortalecendo a economia da cidade”, pontuou o prefeito.
Luziânia também se destaca no cenário nacional, sendo a 106ª cidade do Brasil e a segunda em Goiás a adotar o sistema de transporte gratuito universalmente. Antes, apenas o município de Anicuns, com 21 mil habitantes, oferecia o benefício no estado.
Facebook