menu
Saúde promove oficina para discutir ações de combate ao sarampo no Tocantins

Saúde promove oficina para discutir ações de combate ao sarampo no Tocantins

Saúde promove oficina para discutir ações de combate ao sarampo no Tocantins

Com o objetivo de discutir ações e estratégias para eliminar o sarampo no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu nesta segunda-feira, 7, uma oficina integrada com cinco municípios (Araguaína, Palmas, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins) e representantes do Ministério da Saúde (MS). O evento que segue até esta terça-feira, 8, é realizado no auditório do anexo I da Pasta. Os cinco municípios participantes são aqueles que notificaram casos de sarampo em 2021 ou 2022.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, reforça a necessidade da imunização para o controle das doenças exantemáticas, como é o caso do sarampo. “É importante melhorarmos a cobertura vacinal de sarampo na população infantil, que este ano só chegou a 59%, para que possamos contribuir com o nosso país no processo de eliminação da doença. Os municípios e Estado têm o dever de sentar e, juntos, buscar estratégias. É importante ainda reforçar a suspeição das doenças exantemáticas como sarampo, rubéola, e outros, como dengue, para que façamos um diagnóstico diferenciado, notificando e investigando em tempo oportuno”.

Nos últimos dois anos, o Tocantins contabilizou 28 casos notificados de sarampo , sendo 22 em 2021 e 6 em 2022, até o momento. Nenhum dos casos foi confirmado. “Essa é a oportunidade para que a integração que tanto almejamos enquanto administração pública saia do teórico e que de fato tenhamos o engajamento de todas as áreas para essa finalidade tão importante, que é a recertificação da eliminação do vírus do sarampo no Brasil”, destaca a diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Gisele Silva Carvalho Luz.

O Brasil perdeu o certificado de eliminação do sarampo há dois anos, por isso, equipes estão engajadas para que estratégias sejam implementadas de forma eficaz, a fim de eliminar a doença em todo o país. “Estamos atuando com os três entes federativos para conseguir eliminar o sarampo do país. Estamos há 14 semanas epidemiológicas sem a confirmação de casos e estamos neste processo de comprovação das ações que têm sido feitas, como vacinação, vigilância, laboratório, atenção primária. Essas reuniões nos estados nos mostra o que tem sido realizado dentro de cada município, assim, conseguimos ter a comprovação de todas as ações que o país vem desenvolvendo para a recertificação da eliminação do sarampo”, enfatiza a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Adriana Regina Farias Pontes.

Fonte: Governo TO

Facebook