menu
Saúde alerta para prevenção ao câncer de próstata

Saúde alerta para prevenção ao câncer de próstata

Saúde alerta para prevenção ao câncer de próstata

Saúde alerta para prevenção ao câncer de próstata

Nesta quinta-feira, 17, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data instituída em 2003, na Austrália, com o objetivo de alertar a população masculina para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. No Tocantins, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente, todo tratamento contra a doença.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que entre 2021 e 2022, foram registrados 196 casos de câncer de próstata, sendo 162 em 2021 e 34 neste ano. Esses pacientes receberam atendimentos no Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Geral de Palmas (HGP) e Irradiar Palmas, conveniada com o Governo do Tocantins.

“O Tocantins e somente outros três estados do Brasil, fornecem o tratamento de ponta para câncer de próstata pelo Sistema Único de Saúde. Esses novos tratamentos estão disponíveis hoje, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do HGP”, esclareceu o oncologista da SES-TO, Lucas Guglielmi.

O médico explica ainda que “o câncer de próstata é o crescimento anormal e maligno das células prostáticas e responsável pela segunda maior incidência de câncer nos homens. Ele pode ser evitado por meio de atividade física regular, alimentação balanceada, baseada e frutas e verduras. Além um estilo de vida saudável, que diminui muito a chance de ter um câncer”.

 O senhor Marcelo Borges Neves, 55 anos, realiza o tratamento contra o câncer de próstata há 90 dias no Hospital Geral de Palmas. “Eu não tive sintomas, descobri a doença nos exames de rotina, e já comecei a fazer o tratamento. O  atendimento é muito bom, com ótimos profissionais e isso me deixa muito confiante”, contou.

O câncer de próstata é mais comum em homem acima dos 60 anos e o tratamento é baseado na remoção cirúrgica dos nódulos, radioterapia e bloqueio hormonal. Em fases mais avançadas da doença a quimioterapia também é adotada.

Fonte: Governo TO

Facebook