Remanso e Recreio Mossoró receberam o evento do Orçamento Participativo em Cidade Ocidental
A Escola Municipal Tiago Correa foi a escolhida para receber, na noite desta quarta-feira, 2, mais uma edição do Orçamento Participativo. Com a presença de vereadores, secretários municipais e da comunidade local, o prefeito Fábio Correa ouviu as demandas e necessidades para os bairros Mossoró e Remanso.
Desde o início da atual gestão, o Orçamento Participativo se tornou rotina e já faz parte do calendário anual de elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual). É uma das ferramentas mais importantes utilizadas pela prefeitura para a colocar em prática a atuação direta da população nas decisões sobre o uso dos recursos públicos. Por isso, anualmente, a Prefeitura realiza esses encontros em diversos bairros para aproximar o cidadão dos gestores e discutir as necessidades de cada região. “É a forma mais simples de transparência e de representação da democracia”, disse o prefeito Fábio Correa.
No último encontro, os moradores do bairro Remanso e Mossoró levaram aos gestores municipais reivindicações de melhorias em infraestrutura, segurança e saúde para seus bairros. Entre as principais demandas estavam: reforço na segurança, iluminação, asfalto, cascalhamento, UBS, praças, calçada pra pedestres, galerias de águas pluviais, aumento da frota de transporte urbano e escolar, entre outras.
Após a população falar, o prefeito teve a oportunidade de apresentar as ações do governo municipal que estão planejadas em curto, médio e longo prazos. Exemplo disso, é a rede de saneamento cujo projeto já foi protocolado no Ministérios das Cidades e a nova UBSF que será um grande investimento para a área de saúde com estimativa de atender até 8000 moradores em diversas especialidades médicas. “Estamos aqui para ouvir e resolver aquilo que é eminente e aquilo que depende de orçamento vamos correr atrás de projetos e recursos. Hoje vamos discutir e transformar em realidade aquilo que é possível”, afirmou Correa.
É importante conscientizar a população que as melhorias - sejam elas, em infraestrutura, saúde, educação ou segurança - em grande parte vêm de recursos próprios do município através da arrecadação de impostos. Exemplo disso é o IPTU. No entanto, os bairros Remanso e Mossoró, individualmente, não ultrapassaram 37% em arrecadação e isso acaba dificultando o trabalho da prefeitura em aplicar recursos próprios para essas melhorias.
O próximo orçamento participativo acontecerá amanhã, 04 de agosto, na Escola Municipal Dom Agostinho, no Colina Verde, às 19h.
Facebook