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Prefeitura de Goiânia realiza processo licitatório para contratar serviços de gestão de resíduos

Prefeitura de Goiânia realiza processo licitatório para contratar serviços de gestão de resíduos

Prefeitura de Goiânia realiza processo licitatório para contratar serviços de gestão de resíduos
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), realiza, na próxima sexta-feira (5), processo licitatório para contratação de empresa de prestação de serviços de coletas de resíduos sólidos e seletiva, remoção de entulhos, varrição mecanizada e ações operacionais do aterro sanitário. A novidade será a adoção de 24 caminhões para a varrição mecanizada das principais avenidas da capital, com previsão de alcance total de 22 mil quilômetros de vias por mês. A limpeza das avenidas evita que a sujeira migre para os canais de drenagem, o que causa entupimentos e alagamentos. A licitação será realizada por recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), presencialmente, a partir das 09h, e atende ao Marco Legal do Saneamento Básico. A Secretaria Municipal de Infraestrutura é o órgão que detém atribuição legal para realizar a gestão pública e ambiental dos resíduos sólidos urbanos em Goiânia. O contrato de concessão da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) foi feito em caráter emergencial em 2021 e 2022, e renovado em 2023, até que se realize a licitação dos serviços, que já eram terceirizados. O edital prevê a licitação em dois lotes, com vigência de 24 meses. O primeiro trata da varrição mecanizada, que contará com 24 caminhões, coleta convencional de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva de materiais recicláveis, de bens inservíveis e remoção de entulhos. O custo mensal desse lote é previsto em R$ 21,7 milhões ou R$ 520,9 milhões, ao final dos dois anos do contrato. O segundo lote é para a gestão do aterro sanitário, que inclui serviços operacionais, tratamento ambiental dos resíduos sólidos; trituração dos resíduos de poda e massa verde e reaproveitamento como adubo; trituração e britagem de resíduos da construção civil e reaproveito em obras da prefeitura. A estimativa é de que sejam recolhidos, mensalmente, cerca de 90 toneladas de lixo, 20 mil toneladas de resíduos da construção civil e 2,3 mil toneladas de resíduos de poda. A previsão de custo desse lote é de cerca de R$ 4 milhões por mês ou de R$ 97,4 milhões nos dois anos (cerca de R$ 48 milhões por ano). Foto: Secom

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